PSICOPODEROSAS

2760 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO
No presente relatório constam as primeiras observações e dados coletados entre os dias 18 de fevereiro a 6 de março de 2013, por este grupo de acadêmicos na Escola Especial Maria Aparecida Pedrossian – APAE de Cuiabá.
Os dados aqui apresentados foram reunidos através de observações feitas da rotina de funcionamento da escola, dos programas oferecidos, do projeto político pedagógico da instituição, entrevista com a diretora e professores e também de questões-problema sujeitas a possíveis intervenções, através do planejamento de atividades posteriores.
O estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma análise crítica das vivências de aprendizagem, dos programas de ensino, promovendo, a partir de uma visão global, condição de instrumentalizá-lo para a profissão, sendo os aspectos dessa vivência do processo educativo: planejamento, execução e avaliação, desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa e ainda potencializar a narrativa nos espaços educacionais da infância. Proporcionando a aprendizagem através da relação teoria e pratica dos acadêmicos de psicologia do 3° semestre, além de servir como avaliação parcial da disciplina EB1(Estágio Básico).
Tem-se, então, por objetivo principal, fazer uma reflexão acerca da escola especial Maria Aparecida Pedrossian. Nesse sentido, desenvolveu-se a análise abordada neste artigo, através de um cunho metodológico qualitativo pautado em um caráter explicativo. Tendo por base teórica autores como Vygotsky; Wallon, que vem discutindo a aprendizagem e as práticas docentes ponderando a temática da inclusão. Para tanto, considera-se relevante discutir aqui, de que formas uma proposta pedagógica em educação especial implica na qualificação do processo de ensino aprendizagem dos alunos com cognitivo, de maneira que se trabalhe em um contexto de inclusão. Discutindo a realidade vigente no atendimento educacional especializado, bem como das

Relacionados