Psicopedagogia empresarial e os jogos corporativos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4115 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
Este artigo traz informações bibliográficas de como pode ser à maneira de atuação de um psicopedagogo no âmbito corporativo. Com as mudanças globais, e o reconhecimento dos recursos humanos como seus talentos as corporações possuem a necessidade de reeducar e reter estes profissionais utilizando-se de recursos multidisciplinares que façam parte da experiência de vida de cada uma para terum sentido de cooperação e sentimento mútuo na busca de um resultado. Assim podemos utilizar o recurso dos jogos coorporativos para o auxilio da lucratividade empresarial deixando de lado a competitividade e focando no clima, desenvolvimento e cooperação dos colaboradores. Esta é a realidade da psicopedagogia empresarial e os jogos no auxílio da gestão.

Palavras-Chave: Psicopedagogoempresarial, Aprendizagem, Jogos Corporativos

ABSTRACT
This article provides bibliographic information as may be the manner of performance of an enterprise under psychopedagogists. With the global changes, and recognition of human resources as their talents corporations have the need to retrain and retain these professionals utilizing multidisciplinary resources that are part of the life experience ofeach one to have a sense of cooperation and mutual feeling in a search result. So we can use the feature of corporative games to help corporate profitability leaving aside the competitiveness and focusing on climate, development and cooperation of employees. This is the reality of educational psychology and business games to help with the management.

Keywords: Psychopedagogists business,Learning, Corporate Games.

1.INTRODUÇÃO
O artigo Psicopedagogia empresarial e os jogos corporativos irá abordar um dos novos campos de atuação da psicopedagogia e os jogos corporativos no auxilio da gestão, treinamento e qualidade de vida dos colaboradores. Propondo uma nova visão a área de atuação do psicopedagogo.
O Objetivo deste trabalho é auxiliar a disseminação e o conhecer dos campos deatuação de psicopedagogos na abordagem corporativa e em específico conhecerem teoricamente mais afundo uma abordagem corporativa que irá auxiliar a abrir os campos de atuação no mercado de trabalho destes especialistas que terão a agregar resultados mais eficazes no “mundo” corporativo que nos dias de hoje a necessidade de uma empresa ter atitudes estratégicas.
Especificamente refletir sobre osjogos corporativos e a atuação do psicopedagogo na área empresarial.
Tendo como o problema verificar em pesquisas se os jogos corporativos auxiliam o trabalho dos psicopedagogos nas empresas.
O instrumento utilizado é bibliográfico, com recursos da internet e livros.
Os autores escolhidos para esta pesquisa são diversos por ser um tema relativamente novo, não consta um especialista no assunto.2.A PSICOPEDAGOGIA
Historicamente os problemas de aprendizagem eram estudados e tratados por médicos e os primeiros Centros Pedagógicos foram fundados na Europa, em 1946, por J. Boutonier e George Mauco.
Inicialmente uniram conhecimentos das áreas de Psicologia. Psicanálise e Pedagogia e o principal intuito era readaptar crianças com comportamentos socialmente inadequados, bem como criançascom dificuldades de aprendizagem, pesar da inteligência das mesmas (Sampaio, 2005).
Tendo em vista que o objeto de estudo da psicopedagogia está se estruturando em torno do processo de aprendizagem humana como afirma Kiguel apud (Sampaio, 2005). Este processo teve contribuição de vários autores. As pesquisas sobre aprendizagem de Piaget pode ser um exemplo. Segundo ele, o conhecimento não está nosujeito, tampouco no objeto, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada com a aquisição de conhecimento à medida que sua função é estruturar as interações sujeito e objeto. Assim, para Piaget, todo pensamento se origina na ação, e para se conhecer a gênese das operações intelectuais é imprescindível à observação da experiência do sujeito com o...
tracking img