Psicopedagogia da linguagem escrita

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicopedagogia da Linguagem escrita
A escrita dos nomes:
A criança considera a palavra como parte do objeto e não como signo. A escrita na fase dos dois ou três anos é um objeto em si e não simbólico, é o conjunto de marcas que geralmente acompanham um objeto ou uma imagem.
“O nome é tanto a forma de designar aquilo que está escrito como o conteúdo do texto” (Página 24)
Os nomes próprios:“O ambiente familiar proporciona à criança a escrita de seu nome. Efetivamente, a maioria das crianças desde cinco ou seis anos, pertencentes a um meio social mais ou menos favorecido, conhecem todas ou algumas das letras de seu nome.” (Página 24)
“A escrita do próprio nome adquire mais importância ao se iniciar a escolaridade”. Como efeito, a entrada na escola pressupõe marcar o desenho, alancheira, a mesa, os utensílios, o avental. Uma vez na escola, a criança encontrará o seu nome em muitos lugares: nos cabides, trabalhos, tapetinhos etc.Portanto, seja como consequência do meio escolar o u extraescolar, o nome próprio dá elementos importantes para a criança.” ( Página 25)
Hildreth (1936) em um trabalho sobre a escrita do nome próprio classificou em três níveis os diversos modelosna produção dos nomes. Sendo eles:
Nível Zero:
“Parece que as crianças apenas imitam a escrita rápida dos adultos. Os primeiros rabiscos mostram como as crianças ainda não descobriram as unidades discretas da escrita”(Página 25).
Nível um:
“Tendência em direção a um alinhamento horizontal, produtos dos movimentos sistemáticos para cima e para baixo” (Página 25).
Nível dois e três:“Aparição de símbolos discretos” (Página 25).
Nível quatro:
“Aparição de letras convencionais, algumas bem formadas e outras formadas incorretamente” (Página 26).
O conhecimento do nome tem consequências importantes, como por exemplo, é uma escrita livre de contexto e também é uma escrita que facilita uma informação sobre a ordem não aleatória.

As listas:
Por volta dos cinco anos, asenumerações aparecem sob forma de jogos ou desejos de presente ou objetos que devem ser levados para a excursão. Essas listas não são absolutamente espontâneas.
“ Quando se trata de elementos sintaticamente homogêneos, como uma lista de nomes, adotam, tal como mencionados, uma disposição gráfica vertical;quando são composições que implicam em diferentes elementos sintáticos, a disposição gráfica é linear ehorizontal.” ( Página 30)
A escrita é um fato visual e que, por meio de disposição visuais gráficas, pretende-se tornar evidentes os fatos não visuais que correspondem à linguagem.

A escrita de títulos:
Os professores deparam-se com três dificuldades ao escolher textos para o ensino da leitura e da escrita, a primeira aparece na triagem inicial do material, os métodos de instrução propõemas opções de começar com a palavra ou com a frase.
“Se optarmos pela palavra, as indicações metodológicas sugerem palavras curtas, familiares e de sílabas diretas (quer dizer, com restrições com respeito aos tipos de combinações consoante-vogal). Se optamos pela frase, em geral, nos sugerem que haja correspondência com a suposta linguagem da vivencia infantil” (página 41).
A segunda ocasião emque o professor tem que escolher textos se refere aos primeiros materias de leitura. E a terceira se apresenta quando os professores se encontram em situações para escolher textos que não cheguem diretamente à criança.
“ Nas três ocasiões mencionadas está implícita a ideia de simplificar os textos de forma a convertê-los em material didático acessível às crianças e de ordená-los segundo critériosde dificuldade” (PARERA, 1983) (Página 42)
As ideias das crianças:
1.A competência das crianças

Para as crianças os textos representam o nome dos objetos. O conteúdo é
portanto totalmente dependente do contexto.O contexto determina a interpretação.Onde cada conjunto de letras corresponde uma interpretação.
A interpretação e a produção são orientadas segundo algumas fontes de...
tracking img