Psicomotricidade e alfabeização

742 palavras 3 páginas
Universidade da Saúde
Curso de Pós Graduação em Psicomotricidade
Unidade Nova Iguaçu
Pós graduandas: Erica Pereira de Sousa Geisa Barbosa de Souza

Introdução
A Psicomotricidade é o termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização (BARROSO 2007, p.12). Assim sendo não há como dissociar a aprendizagem do movimento, como ressalta Fonseca (2004, p. 43) [...] a origem da linguagem esteve associada à motricidade, especialmente à libertação e utilização da mão e da face, de onde ocorre a emergência sequencial de gestos e de mímicas intencionais.
A relação entre o processo de alfabetização e a psicomotricidade serve de base para os primeiros aprendizados de leitura e escrita, no que diz respeito a conhecer o funcionamento dos sistemas sensoriais.
O professor das classes de alfabetização precisa conhecer e estar atento ao funcionamento dos órgãos sensoriais no que se refere ao processo de ensinar e aprender na alfabetização, no que tange este aspecto a psicomotricidade é uma ação educativa, que pretende atingir a organização neuropsicomotora da noção do corpo como unidade psicossomática de fundamental importância para a aprendizagem (Fonseca 2004, p.11).
Para falar de psicomotricidade e seus processos de auxílio à alfabetização, não podemos deixar de propor destaques às concepções de aprendizagem que embasam todo o processo. Segundo Emília Ferreiro é fundamental compreender como a criança chega à aquisição e ao domínio da leitura e da escrita e é importante também compreender como se dá a aprendizagem.
Em outras concepções descritas por alguns estudiosos da área, existem duas concepções que abordam o individuo de dois pontos de vista totalmente diversos, que são: teoria tradicionalista onde o educando é agente passivo, isto é, ele apenas recebe e acumula informações que são planejadas a aplicadas pelo

Relacionados