psicoloia do desenvolvime

297 palavras 2 páginas
Adolescência
Páginas : 57 - 65
Nosso desenvolvimento mental termina por volta dos onze ou doze anos. É nessa fase que se inicia a puberdade e que separa a infância da vida adulta, nesse momento surge uma crise considerável passageira.
Há um desequilíbrio provisório, mas em outras passagens de um estado para outro também provoca tais oscilações como uma afetividade e um desequilíbrio superior ao que existiu na segunda infância, a criança tem um pensamento concreto que só se referem a própria realidade, quando o pensamento da criança se afasta do real é porque ela substituiu objetos ausentes pela representação (pensamento formal) as operações lógicas e quando as operações formais começam a surgir, e também uma liberdade do real uma libertação do pensamento antes de atingir o equilíbrio, existe uma assimilação egocêntrica onde o mundo devesse submeter-se aos sistemas e não estes a realidade. O equilíbrio é atingido quando a reflexão entende que sua função não é contradizer, mas sim interpretar a experiência.
A vida afetiva afirma-se através da conquista de personalidade e da sua participação na sociedade adulta sem inteligência não há afetividade , a personalidade começa na infância uma organização autônoma de regras, valores, etc...E quando se forma uma um a existência de vida o adolescente adquire uma visão egocêntrica onde toda sua atenção e seu raciocínio é com centrado nele mesmo.
É o pensamento formal que o adolescente adquire que faz com que ele forme um “programa de vida” e assim se inserir na vida social dos adultos, mas antes disso o adolescente parece completamente antissocial, pois ele quer reformar tendo desprezo pela real, a verdadeira adaptação a sociedade vai se fazer automaticamente, essas construções sucessivas descentraliza o egocentrismo. O ser humano marcha para o equilíbrio e para isso reúne a inteligência e afetividade.

Relacionados