Psicologia e Socioantropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1857 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1/10
A professora Marisa, ao estudar a concepção de sujeito de Piaget para poder aplicá-la nas salas de aula, se deparou com o conceito de auto-organização, algo que está diretamente ligado à inteligência e à construção do sujeito. Auto-organização segundo Abib (2003) envolve duas tendências complementares: uma para a organização e outra para adaptação.

No que diz respeito àtendência para a organização, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) É um sistema no qual a função de cada órgão depende da função de um só órgão.
( ) A organização como independência entre os sistemas de tendências e adaptações destaca oaspecto central de cada relação funcional.
( ) A organização como sistema de relações destaca o aspecto interno das totalidades funcionais.
( ) Refere-se à propensão para construir um sistema de relações;
A F – F – V – V
B V – F – V – F
C F – V – F – V
D V – V – F – F
Resposta: A
Questão 2/10
De acordo com Martins e Morais (2005) “as estruturas sociais se dividem à proporção que seespecializam e o ator é guiado por valores cada vez mais universais, suscetíveis de se aplicar a uma multidão de casos particulares. Os códigos são substituídos por orientações de ação internalizadas, por sentimentos e convicções”.

No que diz respeito ao papel do educador, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos:

I.Historicamente é o responsável por todos os sucessos e fracassos do processo educacional.
II. Se o educador não tiver a percepção da diversidade de valores e culturas, ele não terá condições de estabelecer a necessária empatia com o educando.
III. O bom desenvolvimento do educador acontecerá apenas quando o mesmo internalizar bons sentimentos e convicções.
IV. Naprática, ele incorrerá no conhecido engano teórico que por tempos predominou na antropologia: a antropologia tradicional.
A As proposições I e II estão corretas.
B As proposições II e IV estão corretas.
C As proposições I, III e IV estão corretas.
D As proposições II, III e IV estão corretas.
Resposta: B
Questão 3/10
“Estudo feito por pesquisadores da Universidade de Case Western, emCleveland, nos Estados Unidos, mostra que as crianças americanas de ensino fundamental, mesmo com menos tempo livre para brincar, têm uma imaginação mais aguçada e ficam, inclusive, mais à vontade para interagir com amigos imaginários do que aquelas nascidas há duas décadas”.
(CHANNING SPENCER E VAGNER DE ALENCAR, 2012. Trecho retirado do site: .

No que diz respeito à imaginação abordada porMartins e Morais (2005), analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Quanto à imaginação, precisa-se levar em conta que a educação, por ter se centrado na produção do ser humano racional, colocou a imaginação como uma faculdade secundária ouinferior à atenção.
( ) Mesmo com a capacidade de acolher, reproduzir e produzir imagens, a imaginação ainda possui uma importância menor que a linguagem.
( ) A imaginação tem um papel muito mais importante na filogênese e na ontogênese, do que em geral se tem considerado, nas ciências da educação.
( ) Historicamente, o fantasiar era um ato reprimido e mantido no âmbito privado e no dosubconsciente. Atualmente essa situação foi revertida.
A F – F – V – V
B V – F – V – F
C V – V – F – V
D F – V – V – V
Resposta: B

Questão 4/10
A professora Paula do 1ª ano de uma escola municipal de Vitória estava encontrando algumas dificuldades indisciplinares em seus alunos, que não compreendiam as regras da turma. Ela propôs, então, uma atividade para estabelecer quais seriam os...
tracking img