Psicologia Tradicional e Psicologia Social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
 “não adianta estudar separadamente as coisas e sim estudar conjuntamente uma coisa a outra e não podem ser separadas para estudar o fenômeno social”.
Ex. grupo – juntamos sem influenciar ascaracterísticas um do outro e sim juntamos para a transformação para uma nova realidade.

A Psicologia Tradicional esta preocupada em como conduzir a sociedade. Ela procura descrever a sociedade paramelhor harmonizar as relações sociais.

A Psicologia Social (Sócio Histórico) esta preocupada no processo de transformação social, da adequada realidade. Ela é a natureza intersocial que estapreocupada em compreender criticamente as relações sociais (transformar).

Psicologia Tradicional
Psicologia Social *
Interação
Atividades
Comunicação
Consciência
Percepção Social
Identidade
Atitude*A Psicologia Social é baseado em Carl Marx – Revela o ser humano com o trabalho. O sujeito se vê alienado, no geral. Existe uma ideologia em compreender o sócio histórico e a escolha noprocesso dialético, que estabelece nas relações sociais e a mesma que sustenta quem sou.
A instituição surge como uma causa pratica. Já nascemos com uma condição cheios de instituições, porém não sabemossua origem de um contexto sócio histórico. A Psicologia Social questiona isso pois existe uma condução, determinada historicamente e socialmente. Ex: Os homens mais racionais e as mulheres maisemocionais. São como são pois foram construídos assim na historia e no social.
A psicologia social existe para diminuir o sofrimento humano. Está fortemente influenciado pelo materialismo históricodialético.
O processo dialético é um processo continuo. A construção de variáveis da cultura, valores... A inserção no mundo é gradativa. A mensuração de tudo Ex: bom e ruim. O mundo produz estasignificação – definição recíproca; nexo de motivações, requer identificação mutua (onde existe a objetividade), que se dá o nome do processo de socialização.
Socialização: Uma gradativa inserção do ser...
tracking img