Psicologia social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Este presente trabalho tem como objetivo analisar as mudanças de comportamentos no processo de socialização, envolvendo valores e atitudes vivenciados no filme“O pescador de ilusões” a partir das relações sociais vividas e os principais aspectos relacionados à Teoria da Psicologia Social. Haja vista, que através de relaçõesinterpessoais em contexto sócio histórico diferente, o comportamento pode ser alterado, pois a construção do mundo interno está em constante processo de mudança.
O filme, “Opescador de ilusões mostra como os valores e atitudes mudam o comportamento das pessoas, dirigido por Terry Gillliam na década de noventa se inicia com a personagem de Jack Lucas,protagonizado pelo ator Jeff Bridges, um radialista de sucesso cuja personalidade pode ser definida como quem exibe atitudes ou comportamentos voltados para si mesmo, de modorelativamente insensível às preocupações dos outros, prepotente e indiferente aos outros.
O seu programa de rádio é um programa de falsa autoajuda, os ouvintes ligam paraconversar sobre seus problemas e Jack, ao invés de ajuda-los, usa os problemas das pessoas como motivo de comédia, zombando e fazendo chacota. Jack representa um dominante,uma autoridade para os seus ouvintes que esperam dele aconselhamentos. Ele não se dá conta da influência que o seu comportamento exerce sobre o grupo. Uma das cenas iniciaisdo filme, onde um mendigo se aproxima de seu carro para pedir esmola, deixa clara a sua postura de indiferença pelos demais. Ele diz que as suas moedas não alterariam a vidadaquele pedinte. Após a tragédia, ao ser salvo dos vândalos, Jack inicia o processo de relação social. Percebe o outro e encontra uma oportunidade de reparação de seus erros.
tracking img