Psicologia social e familia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (757 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Família

Com estudos apresentados em sala de aula, aprendi acerca da Psicologia Social, seu conceito, seus quatro níveis, seu objeto de estudo, a percepção social queé importante para a minha profissão, o texto identidade, e por último o processo grupal assim o estudo da psicologia se dá a partir do estudo do comportamento de indivíduos no que ele é influenciadosocialmente e isto acontece desde o momento em que nascemos. Ou mesmo antes do nascimento enquanto condições históricas que deram origem a uma família a qual convive com certas pessoas, que sobrevivemtrabalhando em determinadas atividades, onde cada um exerce seu papel, pois ela é a base da sociedade e garantia de uma vida social equilibrada.
No texto de José Roberto Tozoni Reis no livroPsicologia Social (o homem em movimento) ele descreve algo interessante, “a importância da família tanto” ao nível das relações sociais, nas quais ela se inscreve quanto ao nível da vida emocional deseus membros, é na família mediadora entre o indivíduo e a sociedade, que aprendemos a perceber o mundo e a nos situarmos nele’’. É a formadora da nossa primeira identidade social, ela é o primeironós a quem aprendemos a nos referir’’.
A família é uma instituição muito importante para a sociedade e até mesmo para estudiosos de ciências sociais, pois ela tem a função de desenvolver asocialização e tem sua essência no conjunto de valores e papéis, é nela que aprendemos a respeitar uns aos outros, respeitar o próximo, a conhecer o mundo em que vivemos nos relacionar uns com os outros,vejo a família como a mais importante ferramenta para se formar um indivíduo de caráter dentro da sociedade.
Um ponto crítico que eu queria abordar é o relacionamento entre pais e filhos é aligação destes com membros de fora do grupo familiar. As amizades são objetos de constante vigilância e muitas vezes elas são responsabilizadas pelas condutas reprováveis dos filhos. Isto se dá...
tracking img