Articula es entre a Psicologia Social e as pol ticas p blicas de assist ncia social

6509 palavras 27 páginas
1
ARTICULAÇÕES E N T R E A P S I C O L O G I A
S O C I A L E A S POLÍTICAS PÚBLICAS N A
ASSISTÊNCIA S O C I A L

Lilian Rodrigues da Cruz
Neuza Maria de Fátima Guareschi

Paia analisar as interfaces da Psicologia Social com as políticas públicas na Assistência Social, discutimos, primeiramente, a constituição do social como objeto de conhecimento no campo de intervenção das ciências humanas e a especialidade da Psicologia com o objetivo de desnaturalizar o social. Em seguida, analisamos as interfaces da Psicologia Social com as políticas públicas na Assistência Social, bem como a inserção da Psicologia neste campo, lançando alguns desafios.
O social como objeto de conhecimento
Cena um: Primeiro dia de aula no curso de Psicologia. A professora olha a lista de presença e vê que são 60 alunos, ou melhor, são 56 alunas e 4 alunos. Sem surpresa, apresenta-se e pergunta aos académicos: "Por que vocês escolheram fazer Psicologia?" Surpresos, os dedos, paulatinamente, começam a subir e as respostas rompem o silêncio, inicialmente tímidas, logo o eco encoraja outras: "Eu gosto de ajudai as pessoas", "Sempre gostei de resolver os problemas das minhas amigas", "Eu também sempre gostei de ajudar os outros".
Cena dois: Dois anos depois, no primeiro dia de aula da disciplina Psicologia Social, a professora pergunta aos alunos:
"O que estuda a Psicologia Social"? "É a psicologia que não vê o ser humano como individual"; "É a psicologia que trabalha com
15

grupos, na comunidade"; "É a psicologia que considera o contexto social e histórico"; "Não ê a psicologia que trabalha para a população carente?"
Estas imagens fazem parte do cotidiano dos professores e professoras de Psicologia e, certamente, nossas respostas enquanto académicas foram similares. Ora, se é necessário nomear uma psicologia de "social", é porque há, no mínimo, outra que não é social. Logo nos vem à cabeça o antônimo: individual.
Este raciocínio simplista e dicotômico (individual/social) parte da premissa de que

Relacionados

  • estilo de vida
    3236 palavras | 13 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • 65436321 4 NEVES Direita Para O Social E Esquerda Para O Capital
    91558 palavras | 367 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas