Psicologia organizacionao e gestao das pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSAO.........................................................................................................11

4 REFERENCIAS.......................................................................................................12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a psicologia organizacional seusprincipais temas: Motivação, Estresse, Liderança, Poder, Conflito, Cultura organizacional, Clima organizacional. Que são assunto de estudos aprofundados, que demoram anos ou mesmo décadas para serem concluídos, e que auxiliam grandemente na administração das organizações, principalmente no que diz respeito a gestão de pessoas.

Psicologia Organizacional

O trabalho de pesquisacientifica sem duvida é complexo e não é fácil de ser feito, mas garante a cientificidade dos resultados. Por vezes, realizam-se estudos longitudinais durante anos, ou décadas e após isso, o resultado é levado ao publico por meio de periódicos científicos.
Contudo, apesar desse trabalho, alguns profissionais que atuam nas gestão das organizações, durante o exercício de sua profissão, poralgum motivo, não utilizam os resultados das pesquisas cientificas para tomar decisões ou mesmo para entender as situações ou os comportamentos que ocorrem na organização. Por diversas vezes vemos esses profissionais embasando suas decisões no senso comum, ou mesmo na leitura de autoajuda.
O senso comum, as vezes, é mal utilizado nas organizações pelos administradores e demaisprofissionais, por meio de frases generalistas que usualmente não correspondem com o resultado das pesquisas cientificas e demonstram somente uma opinião, um preconceito ou uma observação pessoal sem fundamento cientifico.
Talvez seja mais um papel da psicologia dentro das organizações: estimular os gestores a refletirem e pensarem sobre a situação e poder vê-la sob outros olhos, com umaoutra visão e assim poder analisar mais adequadamente a organização e as situações experienciadas. É importante estudar o homem por completo na organização, sem dividi-lo. Assim, vê-se o ser humano como um ser biopsicossocial e ao estudá-lo na sua relação com o trabalho. Faz-se isso de uma forma sócio-histórica. Assim garante-se um estudo complexo, tal qual a complexidade humana.
Estudá-lo porcompleto as sua relação com o trabalho implica em considerar em considerar as dimensões biológicas, psicológicas, e social do individuo, alem de situá-lo no tempo e espaço, participante de uma sociedade.

2.1 • Motivação: conceito e pelo menos dois modelos possíveis de serem utilizados.
A motivação é um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda explicar o comportamento nasorganizações, contudo não é diretamente observável. De forma geral é algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, é uma ação dirigida a certos objetivos. Não é somente os psicólogos que estudam a motivação no trabalho, outras disciplinas também o fazem, afinal quem não quer seus funcionários motivados para a realização do trabalho. Os diversos estudos realizados sobre motivação estãogeralmente ligados ao comportamento produtivo e ao controle exercido sobre as pessoas. Contudo da mesma forma com que a motivação hoje é erroneamente associada com desempenho, também já foi associada a satisfação, ao envolvimento, ao desejo, as recompensas, ao comprometimento, as crenças e aos valores, entre outros conceitos.

2.2 • Estresse: conceito e gerenciamento.
O estresse podeser definido como uma situação psicológica ou física que pressiona as pessoas de tal forma que gere uma grande tensão. Um aspecto interessante relacionada a ele e que o estresse nem sempre é ruim. Ele também tem seu lado positivo. Normalmente esse lado positivo impulsiona o individuo a alcançar um desempenho muito alto, como superar um limite. Comprovadamente existem três grupos de fatores...
tracking img