Psicologia organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Motivação: conceito e pelo menos dois modelos possíveis de serem
utilizados
2.2 Estresse: conceito e gerenciamento
2.3 Liderança: conceito e eficácia
2.4 Poder: conceito e aplicação
2.5 Conflito: conceito e aplicação
2.6 Cultura organizacional: conceito e função
2.7 Clima organizacional: conceito e cuidados ao medi-lo

3 CONSIDERAÇÕESFINAIS 12
4 REFERÊNCIAS 13


1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as concepções da psicologia organizacional, nas visões de alguns autores como Maslow e Herzberg, a respeito da motivação, com as teorias de necessidades biológicas e de higiene propostas por eles dentre outros. De tal maneira a compreender o campo organizacional, o surgimento da psicologia portodo globo e as implementações que veio a modernizar e humanizar as relações humanas nas organizações.
Durante o processo histórico da civilização, mais exatamente apartir da primeira guerra mundial que impulsionou o desenvolvimento e reconhecimento da psicologia organizacional e com a expansão em 1924, quando foi feito o estudo do nível da iluminação, descobriu-se que o fator social definido peloo modo objetivo, provedor da existência e pelo modo subjetivo, preceitos éticos e valores morais de uma sociedade, é o maior influenciador no desempenho dos funcionários.
O campo da psicologia organizacional nasceu de diversas forças e se desenvolveu crescendo por meio do conflito global, hoje o psicólogo deve ser multidisciplinar. Mudanças ocorreram velozmente principalmente no século XX,exigindo dos psicólogos uma grande disposição estratégica e capacidade de gerenciamento de pessoas, facilitando mudanças, e também provendo uma melhor qualidade de vida.

2 DESENVOLVIMENTO
1. Motivação: conceito e pelo menos dois modelos possíveis de serem
utilizados.

A motivação é o processo de estimular o individuo a realizar ações que levarão ao preenchimento de uma necessidade ou árealização de uma meta desejada, se dirigindo as forças que fortalecem, guiam e apóiam os esforços de uma pessoa. Todo comportamento, exceto reflexos involuntários como bocejar, é motivado.
A teoria e a pratica da motivação tem estado conosco por muito tempo. A motivação pode causar aumentos substanciais na produtividade e na satisfação no trabalho, alem de significativas reduções nos atrasos, nas faltas,agravos e daí por diante.
Um funcionário pode está dotado de boas qualidades, terem ferramentas adequadas e um bom ambiente de trabalho, mas nada disso será suficiente se ele não estiver realmente motivado para executar contento sua tarefa, uma pessoa altamente motivada trabalhará muito mais afinco para atingir metas de desempenho.
Na sociedade em que vivemos hoje, não é uma tarefa fácil motivaras pessoas a trabalharem, visto que muitas obtêm pouca satisfação pessoal e realização. Inicialmente os administradores têm que saber diferenciar necessidade, incentivo e motivação; fornecendo condições adequadas ao trabalho, treinamentos, ferramentas, autoridade e informação suficiente para que o pessoal faça um bom trabalho.
Pois sem esse apoio nem pessoas altamente motivadas conseguiriam umbom desempenho, ao contrario inibiriam seu desempenho e perderiam a motivação.
A Teoria Comportamental trouxe novos conceitos sobre motivação, liderança e comunicação, que alteravam completamente os rumos da teoria administrativa, tornando-a mais humana e amigável.
São muitas as teorias da motivação dentre elas a mais difundida e mais importante tenha sido a de Abraham Maslow, a teoria dasnecessidades biológicas que de acordo com seus estudos “apenas as necessidades não satisfeitas são fontes de motivação”. (Montana & Charnov, 1999:205)
Maslow afirma que existem cinco sistemas responsáveis por grande parte do nosso comportamento. Numa escala hierárquica das mais primitivas as mais civilizadas.
1) Necessidades fisiológicas: relacionada à própria subsistência e existência do...
tracking img