Psicologia Juritica

1213 palavras 5 páginas
Apresentação
Projeto de Intervenção: Auto Estima de Crianças Institucionalizadas e Crianças com Risco Social
Instituição para Crianças e Adolescentes
Rua: Alberto Lamego Parque Califórnia
Grupo: Marilda Rangel, Ceres Paes, José Luís Dutra.
Campos dos Goytacazes, 16 de Junho 2012.

Introdução
A violência dentro das famílias e as situações de risco são apontadas como causas principais que promovem a institucionalização infantil. Subtraindo a criança do lar, há um rompimento brusco com seus vínculos afetivos e familiares que mesmo perturbador, serviam como referencias para a criança. Para os autores, crianças com sequelas sociais e emocionais apresentam características de atitudes defensivas contra o ambiente ameaçadores, desconfiança básica, agressividade, sentimento de culpa, e baixa auto estima.(Loos, Ferreira e Vasconcellos 2002)
Silveira (2002) Refere- se que, no processo de institucionalização, meninos chegam com pertences individuais e outros objetos significativos, buscando, de alguma forma, preservar relíquias particulares para não perder pedaços de sua historia e subjetividade.
Para a autora, o sistema institucional, ao mesmo tempo em que ampara e protege,desrespeita o eu digno da criança, pois o convívio dessa criança é coletivo delimita a identidade individual. A criança tem o vinculo referencial primordial na elaboração da concepção de si e do mundo. Laço afetivos conturbados trazem consequências futuras para o repertorio comportamental dos indivíduos, inclusive para a auto - estima dessa criança, que pode definir sua forma de reacionamento com o outro e com o mundo em geral.
Metodologia:
Público-alvo
Na Instituição para Crianças e Adolescentes serão desenvolvidas atividades com crianças adolescentes de 06 a 12 anos, tanto do sexo masculino quanto feminino. A quantidade de participantes por semana poderá ser variável, compreendendo uma média de 30 crianças e adolescentes por encontro.
Instrumentos
Durante o

Relacionados

  • leia
    2104 palavras | 9 páginas