Psicologia juridica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Psicologia Jurídica

A Psicologia Jurídica é um dos ramos da Psicologia que mais cresceram nos últimos anos, teremos um breve levantamento histórico dessa relação entre a Psicologia ea justiça no início do século XIX, quando os médicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o ‘‘enigma’’ que certos crimes apresentavam. O termo Psicologia Jurídica foi criado por MiraY Lopez em 1950.
A história nos mostra que a primeira aproximação da Psicologia com o Direito ocorreu no final do século XIX e fez surgir o que se denominou “psicologia do testemunho”. Estatinha como objetivo verificar, através do estudo experimental dos processos psicológicos, a fidedignidade do relato do sujeito envolvido em um processo jurídico, o que se pretendia verificar se os“processos internos propiciam ou dificultam a veracidade do relato”. Sobretudo através da aplicação de testes, buscava-se a compreensão dos comportamentos passíveis de ação jurídica. Esta fase inicial foimuito influenciada pelo ideário positivista, importante nesta época, que privilegiava o método científico empregado pelas ciências naturais. Mira y Lopes, defensor da cientificidade da psicologia naaplicação de seu saber e de seus instrumentos junto às instituições jurídicas, escreveu o “Manual de Psicologia Jurídica” (1945), que teve grande repercussão no ensino e na prática profissional dopsicólogo, até recentemente.
Dar relevância a este dado histórico é importante para desenvolvermos
uma reflexão sobre a prática profissional de psicologia junto às instituições do direito esobre as mudanças que têm ocorrido principalmente após 1980, indicando novas perspectivas para o século XXI. Desta história inicial decorreu uma prática do profissional de psicologia voltada quase queexclusivamente para a realização de perícia, exame criminológico e parecer psicológico baseado no psicodiagnóstico, feitos a partir de algumas entrevistas e nos resultados dos testes psicológicos...
tracking img