Psicologia institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (761 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia institucional

Segundo Bleger, a Psicologia Institucional é um capitulo recente no desenvolvimento da Psicologia e ninguém pode na atualidade, ostentar, nem se apoiar em uma vastaexperiência. A Psicologia Institucional se insere tanto na história das necessidades sociais como na história da psicologia. Essa Psicologia não é um ramo da Psicologia aplicada, mas sim um campo daPsicologia que pode significar em si mesmo um avanço extraordinário tanto na investigação, como no desenvolvimento da psicologia como profissão. A Psicologia Institucional caracteriza-se pelo âmbito e porseus modelos conceituais; dentro de sua estratégia inclui-se, como partes fundamentais o enquadram-te da tarefa e a administração dos recursos.
Um grupo é um conjunto de pessoas que entram em interaçãoentre si, porém, além disso, o grupo é fundamentalmente uma sociabilidade estabelecida sobre um fundo de indiferenciação ou de sincretismo, no qual os indivíduos não têm existências como tais e entreeles atua um transitivismo permanente. O grupo terapêutico se caracteriza também por estas mesmas qualidades, acrescido o fato de que um dos integrantes do grupo (o terapeuta) intervém com um papelespecializado e predeterminado, mas isso (essa ultima função) se realiza sobre uma base na qual o terapeuta está envolvido no mesmo fundo de sincretismo que o grupo. Nessa descrição considera-se aslimitações da linguagem e da organização do nosso pensamento conceitual para captar níveis muito diferentes de sociabilidade.
Segundo o autor a organização se da através de um conjunto de organismos deexistência física concreta, que tem certo grau de permanência em algum campo ou setor especifico da atividade ou vida humana para estudar neles todos os fenômenos humanos que se dão em relação com aestrutura, as dinâmicas, funções e objetivos das instituições.

O que é psicologia institucional

A psicologia institucional caracteriza-se pelo âmbito (as instituições) e por seus modelos...
tracking img