Psicologia Humanistta

376 palavras 2 páginas
Psicologia Humanista
A Psicologia Humanista surgiu nos anos 50 e cresceu nos anos 60 e 70, como uma reação às idéias de análise apenas do comportamento. Surgindo como uma reação ao determinismo dominante nas outras práticas psicoterapêuticas, ela ensina que o ser humano possui uma força de auto-realização, que nos conduz ao desenvolvimento de uma personalidade criativa e saudável. Todo ser humano possui essa força, mais ela é muitas vezes impedida por fatores externos de se desenvolver plenamente.
Em 1962 foi o ano de fundação da Associação Americana de Psicologia Humanista, que foi a força impulsionadora desse movimento.
O Humanismo não aceita a idéia do ser humano como máquina ou animal, mais sim, considera o homem como um processo em evolução, possuidor de liberdade e poder de escolha.
A Psicologia Humanista busca conhecer o ser humano, tentando humanizar seu aparelho psíquico. O existencialismo ver o ser humano como ponto de partida dos processos de reflexão, já na fenomenologia, o ser humano tem consciência do mundo que o cerca, dos fenômenos e da sua experiência consciente.
O primeiro teórico a desenvolver uma teoria humanista na psicologia foi Abraham Maslow, com sua pirâmide das necessidades:

Maslow foi um americano, considerado o pai espiritual do movimento humanista, ele acreditava que uma pessoa individual se tornava auto-realizada, que pra ele era o nivel mais alto da existência humana. Ele também criou uma escala de necessidades a serem satisfeitas e a cada conquista, uma nova necessidade se apresentava. Isso faria com que o ser humano fosse buscando sua auto-realização, pelas sucessivas necessidades satisfeitas.
Suas idéias foram recebidas, por Carl Rogers. A tese central dele é:
“O indivíduo possui possibilidades inimagináveis de compreender-se de modificar os conceitos que tem de si-mesmo, suas posturas e seu comportamento; esse potencial pode ser liberado se a pessoa puder ser trazida a uma situação caracterizada por um clima

Relacionados