Psicologia - estresse

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estresse
Trabalho de Psicologia

SUMÁRIO

Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. Estresse 5
3. Elementos Estressores 6
4. Tipos de Estresse 7
4.1. Estresse Positivo (Eustress) 7
4.2. Distress 7
5. Estresse no trabalho 8
5.1. Síndrome Geral da Adaptação 8
5.2. Avaliação do Estímulo 9
5.3. Enfrentamento 11
6. Conceito de Burnout 12
7. Consequências do Estresse 14
8.Estressores no Ambiente de Trabalho 15
9. Como as Organizações evitam o Estresse 17
10. Conclusão 18

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho é apresentado as características e teorias que envolvem o estudo do estresse, com o objetivo do entendimento de seu acontecimento e do dos agentes causadores desse elemento. Com foco em estresse no ambiente de trabalho, discutimos suas causas e sintomas eas práticas aplicadas pelas empresas para minimizar este que é provavelmente o principal mal do século XXI, concluindo assim com nossa percepção do que é o estresse e a principal forma de combatê-lo.

2. Estresse

O termo estresse é uma definição de física, e significa qualquer força que se aplica sobre um sistema, que leva a sua deformação ou destruição.
No ser humano o estresse éentendido como qualquer estimulo que afete negativamente uma pessoa. Algumas vezes só é percebido após bastante tempo que se passou o estímulo. O estresse surge quando nosso organismo detecta alguma situação que é vista como ameaça e nosso sistema de defesa logo é avisado.
Ao contrario do que é pensado nem todo caso de estresse pode ser prejudicial a saúde, os casos em que isso ocorre são os casosde estresse crônico ou agudo. As causas do estresse crônico ou agudo podem variar de pessoa para pessoa. Uma pessoa pode sofrer com esse tipo de estresse pela morte de sua mãe, como pela morte de seu animal de estimação isso vai variar com forme a pessoa.

3. Elementos Estressores

Para os seres humanos existem os estressores possuem duas origens, os internos e os externos. Os estímulosinternos vêm dos conflitos vividos internamente pelo indivíduo e os estímulos externos representam os conflitos vividos pelo indivíduo em seu cotidiano.
No ser humano moderno os estímulos internos são os que desencadeiam um maior grau de estresse. Os estímulos internos costumam ser abstratos e ininterruptos.
Já os estímulos externos não são constantes, eles aparecem em determinadas situações docotidiano e podem ser solucionados e passageiros.
Descrevemos a baixo alguns estímulos internos e externos que podem ser causadores do estresse.
* Mudanças: Algumas mudanças violentas podem ultrapassar nossa capacidade de adaptação.
* Sobrecarga: Falta de tempo, excesso de responsabilidade, falta de apoio.
* Fumar: O cigarro libera nicotina, que na fase de menor concentração, jáprovoca reações de estresse leves.
* Ruídos: Nos coloca em alerta, provoca irritação e perda de concentração.
* Baixa autoestima: Tende a agravar o estresse.
* Medo: O medo acentua a preocupação sem necessidade.
* Alteração do ritmo habitual do organismo: Provocam irritabilidade, problemas digestivos, dores de cabeça e alteração no sono.
* Estresse no trabalho
* Estressedecorrentes de doenças cardíacas ou de câncer.

4. Tipos de Estresse

5.1. Estresse Positivo (Eustress)
A total falta de estresse não é algo positivo. Um certo tipo de estresse (eustress) nos proporciona um impulso para as atividades que devemos desempenhar, como por exemplo o uso do cérebro para a resolução de um determinado problema, nos ajuda a produzir mais neurônios.
O estressepositivo é aquele que nos faz ir mais além, a buscar novos desafios, o que estimula a criatividade, que nos ajuda a manter nosso nível de energia e produz bem-estar.

5.2. Distress

Surge quando o nível ótimo de estresse é excedido. A respiração normal é alterada, impedido o relaxamento, há frustrações diante do peso das pressões, os neurônios podem começas a morrer e a substituição...
tracking img