a psicologia n combate contrab o estresse

1952 palavras 8 páginas
Pós-Graduação em Lutas

A Psicologia esportiva no auxílio contra o estresse nos atletas de Alto-nível nas competições de Artes Marciais

Júlio César Gonçalves da Silva
Professor de Educação Física e Judô – CREF 030474-G/RJ juliogoncalves1985@bol.com.br Luis Carlos Moura de Lima
Professor de Educação Física –

Setembro/2014
Título: A Psicologia esportiva no auxílio contra o estresse nos atletas de Alto-nível nas competições de Artes Marciais.

Autores: Profº Júlio César Gonçalves da Silva (Pós Graduando em Lutas na UFRRJ)
Profº Luis Carlos Moura de Lima (Pós Graduando em Lutas na UFRRJ)

Trabalho apresentado para a disciplina Psicologia do Esporte, no curso de Pós Graduação em Lutas, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.

Prof. Dr.

RESUMO: Neste artigo de revisões bibliográficas e revistas científicas, constatamos que a psicologia esportiva tem uma importância significativa para auxiliar o atleta de alto nível praticante de Artes marcial no combate contra o estresse, principalmente nos dias que antecedem as competições e que esse aumento esta relacionados a fatores individuais ou situacionais, como: treinamento inadequado, arbitragem, técnicos, lesões, capacidade física, habilidade técnicas entre outros fatores que podem prejudicar e muito a performance deste competidor nos dias que antecedem as suas lutas.
Concluímos também que um treinamento mental bem elaborado por psicólogos especializados nas artes marciais, só auxiliam e muito ao treinamento e o melhoramento deste atleta não só em suas competições como no seu dia adia na sociedade.
Palavra chave: Psicologia do esporte, artes marciais, estresse, auxílio, atleta de alto nível.
INTRODUÇÃO
Todos nós temos conhecimentos que qualquer atleta de alto nível sendo ele de esportes coletivos ou individuais necessitam estar bem preparados fisicamente nas suas valências físicas como: força explosiva , resistência , velocidade,

Relacionados