Psicologia do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (590 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Modulo 3 Unidade 4
Texto 1

Na primeira parte do Texto I uma parte interessante retrata alguns indivíduos na organização, muitas vezes tornam-se exibicionistas, onde demonstram e sentem prazercom isso sua maneira de trabalhar a todos os seus colegas, fazendo com que toda a organização os veja e os conheça.
Outra parte que me chamou a atenção é em relação a confiança, e que ela não sederiva do campo da psicodinâmica, e sim da ética, contudo se fomos tratar o que é ético e o que é psíquico, somos levados a entender quais conteúdos necessários para a boa relação do trabalho, e que juntaselas constroem as defesas necessárias contra o sofrimento no trabalho, e além de tudo dar ao sofrimento no trabalho seu significado.

Trata-se também do tipo de administração necessária para teruma relação no trabalho, mais criativa e menos sofrida, seria essa a administração participativa que consiste acima de tudo em construir e tolerar um espaço publica na organização, envolvendo-sepessoalmente com ele.

Por fim o texto relata as questões relativas que o sofrimento em relação ao trabalho implica.

Modulo 3 Unidade 4
Texto 2

Saude Mental e trabalho, deixou de ser um tema depesquisa, Le Guillant um comunista a aproximadamente 50 anos atrás mais preocupado em criticar a psicologia/psiquiatria iniciou seus trabalhos pois trabalhadores passaram a sofrer de males que abioquímica e a filosofia dos médicos da época não podiam explicar. Ao longo do tempo o tema Saúde, Mental e trabalho tornaram-se um tema pulsante e que necessitava ser estudado. Tal estudo foi dividido emtrês grandes abordagens: estresse, psicodinâmica do trabalho e epidemiologia do trabalho.
O sentido de Psicologia que foi adotado no texto é um sentido de origem, ou seja, de causa, uma vez que suaorigem sua determinação são causadas pelo trabalho.
O sofrimento vivenciado pelos trabalhadores quando não conseguem se adaptar as pressões do cotidiano do trabalho ficam evidentes, outros pontos...
tracking img