Psicologia do testemunho

edada
[pic]



Aluno: Dante Alighiere Cruz dos Santos







Trabalho de Economia

















Teresina, 03 de Maio de 2013.





A Inflação


ConceitoEm economia, inflação é a queda do valor de mercado ou poder de compra do dinheiro, ou seja, o aumento contínuo de preços de bens, produtos e serviços em uma determinada região duranteum período. Porém é popularmente utilizada para se referir ao aumento geral dos preços.

História da Inflação

Surgiu na Europa, que com o período da Alta Idade Média, viveu um extensotempo desde o século XIII até 1290 com certa estabilidade de preços, pois na época a Europa Ocidental era rica em minérios e a agricultura apresentava as condições certas para uma produção suficientepara alimentação da região, observando que apesar da produção da época ser considerada elevada, a distribuição para a população camponesa e artesã era desigual para os membros da Igreja e além disso,as alterações climáticas prejudicavam ou ajudam na produção agrícola. Com isso houve uma elevação inflacionária chegando a disparar até a 300% ao ano.



Histórico Inflacionário no BrasilEm 1994 a economia brasileira sofreu com inflação alta, entrando num processo de hiperinflação na década de 80. Esse processo só foi interrompido em 1994, com a criação do Plano Real e amudança da moeda para o real (R$), atual moeda do país. Atualmente a inflação é controlada pelo Banco Central através da política monetária que segue o regime de metas de inflação.



Medição daInflação

A medição da inflação é feita através de uma grandeza denominada núcleo da inflação: mede o que os economistas chamam de "coração da inflação". O Banco Central do Brasil utilizao modelo de médias estatísticas móveis, conhecida também como médias aparadas: ou seja, excluem-se as altas e baixas mais expressivas pela média, harmonizando o quadro analisado. Em outras...
tracking img