Psicologia do Desenvolvimento e Infancia - Semninário

905 palavras 4 páginas
DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE

O crescimento cognitivo que ocorre durante a terceira infancia permite a criança desenvolver conceitos mais complexos e ganhar compreensão e controle emocional.

DESENVOLVIMENTO DO AUTOCONCEITO:SISTEMAS REPRESENTACIONAIS

Por volta dos sete ou oito anos, a criança atinge o terceiro dos estágios neopiagetianos de desenvolvimento do autoconceito. Julgamentos sobre a própria identidade tornam-se mais conscientes, realistas, equilibrados e abrangentes à medida que a criança forma SISTEMA REPRESENTACIONAIS.

SISTEMA REPRESENTACIONAIS: Na terminologia neopiagetiana o terceiro estágio no desenvolvimento da autodefinição, caracterizado pela amplitude, pelo equilibrio e integração, e pela avaliação de vários aspectos da identidade.

EXEMPLO: "Na escola, estou ficando bem esperta em certas matérias, Portugues e Estudos Sociais"diz Lisa, de oito anos. "Tirei A nessas matérias, no meu ultimo boletim, e fiquei toda orgulhosa. Mas estou me sentindo bem "burra" em Matemática e Ciencias, principalmente quando vejo como as outras crianças estão indo bem... Mas gosto de mim como pessoa, porque Matemática e Ciencia simplesmente não são importantes para mim. Minha aparencia e minha popularidade são mais importantes" (1996)

A auto descrição de Lisa mostra que ela consegue concentrar-se em mais de uma dimensão de si própria. Ela passou a fase de autodefinições do tipo tudo ou nada, branco ou preto. Suas autosdescrições são mais equilibradas; ela consegue verbalizar melhor seu autoconceito e avaliar seus diferentes aspectos. Consegue comparar a identidade real com a identidade ideal, e sabe julgar sua medida em certos padrões sociais em comparação com os outros.
Todas essas mudanças no final contribuem para o desenvolvimento da auto-estima, a avaliação de seu auto valor geral.

AUTO ESTIMA
Segundo o autor Erikson (1982), um importante determinante da auto-estima é a visão

Relacionados