Psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento no contexto escolar.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AlmaySouza Costa
Curso de Alfabetização e Letramento

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR.


Absorver pressupostos básicos da Psicologia na compreensão do desenvolvimento humano e sua relação no processo ensino-aprendizagem, assim como compreender a importância das mudanças ocorridas nas crianças, o que vem significar a maturidade e seus tipos: intelectual,emocional, física e social é relevante para a prática pedagógica do professor. Pois segundo BOCK (1997, p.98): “A criança não é um adulto em miniatura. Ao contrário apresenta características próprias de sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano”. Conhecer essas características comuns de uma faixa etária e reconhecer as individualidades torna oprofessor apto para a observação e interpretação dos comportamentos de seus alunos. Visto que a Psicologia Educacional estuda esses mecanismos (PILETT, 2001, p. 20) ressalta que “a Psicologia educacional procura utilizar princípios e as informações que as pesquisas psicológicas oferecem acerca do comportamento humano, para tornar mais eficiente o processo ensino-aprendizagem, ou seja, se preocupa com aaprendizagem humana”.
Desenvolvimento significa evolução, progresso, movimento, mudança, crescimento e é determinado por vários fatores. É um processo sempre dinâmico. Quando isso é compreendido, torna-se possível determinar o quanto esses aspectos são importantes para a Educação. Nessa perspectiva, o professor tem a responsabilidade de perceber o desenvolvimento de seus alunos como um todo,estimulando e colaborando com o aprimoramento integral do aluno.
Como pais, os professores também convivem com as crianças todos os dias e muitas vezes não se dão conta das mudanças que estão ocorrendo com os alunos. Isso acontece, em parte, porque tais mudanças ocorrem lentamente e de forma contínua. Se o professor está prevenido, ele percebe as mudanças importantes e isso facilita seu trabalho.(PILETT, 2001, p. 179,180).

Isso implica planejar o que e como ensinar e saber quem é o educando. Assim, a escola tem de ter, em sua programação, atividades que propiciem o amplo exercício do aluno (exercícios físicos, intelectuais, emocionais e de convívio social). A Psicologia do desenvolvimento é importante porque permite organizar as condições de aprendizagem infantil, ativando na criançaprocessos internos de desenvolvimento que serão transformadores em aquisições individuais. BOCK (1997) ainda afirma que “todos esses aspectos levantados tem importância para a educação. Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando”.
Para que o professor esteja numa posição favorável para planejar a ação é importante buscar maximizar os resultados de como a criança aprende antes daescola fora do ambiente escolar. E dentro da sala de aula organizar situações que propiciem a aprendizagem. Portanto, o conjunto dos conhecimentos psicológicos sobre a base do desenvolvimento e da aprendizagem coloca estes resultados a serviço da educação e do ensino.
Aprendizagem é mudança de comportamento que resulta da experiência. Propicia mudanças nos sujeitos. É algo intrínseco. Oprofessor, sobretudo das séries iniciais que ajuda o aluno a aprender é o maior agente do processo educativo. Através de interações a criança vai gradativamente ampliando sua interação e suas formas de lidar com o mundo, e vai construindo significados para as experiências que vive. Portanto a aprendizagem é o processo do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana. Esseprocesso educativo deve buscar o aluno como centro de suas atividades, tendo em vista o desenvolvimento de sua personalidade de maneira geral. Para entender este processo é necessário conhecer as operações cognitivas que são construídas na interação com outros, e através da interação professor e alunos, que é possível a interação do saber e da cultura acumulados. Isso implica o professor estruturar...
tracking img