Psicologia cognitiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3751 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História da Psicologia Cognitiva:


Antecedentes da Psicologia Cognitiva

• Autor responsável
Prof. MSc. Jorge Luís Cruz de Vasconcellos
Mestre em Psicologia Social e da Personalidade - PUCRS
Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA
Rua Silvério Manoel da Silva, Bairro Colinas, 160
E-mail: vasconcellos.jorge@gmail.com
Fone: (51)3396.1040


• Co-autor
Prof. Dr. Ricardo Vigolo de Oliveira
Doutor em Bioquímica - UFRJ
Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha - CESUCA
• Título: História da Psicologia Cognitiva: Antecedentes da Psicologia Cognitiva
• Título abreviado: Antecedentes da Psicologia Cognitiva
• Título em inglês: History of Cognitive Psychology: Cognitive PsychologyBackground
• Título pleno em espanhol: Historia de la Psicología Cognitiva: Antecedentes de la Psicología Cognitiva
• Sugestão de título abreviado em português, inglês e espanhol:
o Antecedentes da Psicologia Cognitiva
o Cognitive Psychology Background
o Antecedentes de la Psicología Cognitiva
Resumo:
O presente artigo faz uma breve síntese dos antecedenteshistóricos que fomentaram o surgimento de uma ciência psicológica a qual desenvolveu sua própria metodologia para estudar eventos intrapsíquicos que não poderiam ser diretamente observados, mas inferidos de maneira bastante consistente. Em busca de um rigor científico que conferisse status de ciência à psicologia, o foco primeiro foi no comportamento, por ser observável, mensurável e descritível. Com osurgimento tanto de novas tecnologias em pesquisa, assim como a organização das informações em modelos computacionais, a psicologia cognitiva ressurge como uma ciência que tem por objeto de estudo o funcionamento dos processos mentais.

Palavras-chave: Cognitivismo; antecedentes; ciência.


Abstract:
This paper is a brief summary of the historical background which encouraged the emergence ofa psychological science, which has developed its own methodology to study intrapsychic events that could not be observed directly, but consistently inferred. In search of a scientific rigor that would confer the status of science to psychology, the focus was firstly just on the behavior, which was observable, measurable and describable. With the emergence of new technologies in both research aswell as the organization of information in computational modeling, cognitive psychology emerges as a science whose object of study the functioning of mental processes.

Keywords: Cognitivism; history; science.

Antes do século XIX, era inconcebível que o funcionamento das cognições humanas fosse suscetível de análise científica. Um dos critérios de validade para todas as ciências da épocaera o da verificabilidade, isto é, para ser considerada verdadeira, teria que ser passível de verificação. Assim, o estudo das cognições humanas, enquanto atividade científica, distanciou-se de muitas outras ciências devido às dificuldades de se estudar o pensamento (Madeira, 1987).


A data usualmente citada como marcando início da Psicologia como ciência é 1879, quando Wilhelm Wundt(1832-1920) estabeleceu o primeiro laboratório de Psicologia em Leipzig, na Alemanha (Schultz & Schultz, 1994). A Psicologia de Wundt poderia ser considerada como antecedentes da Psicologia Cognitiva, pois se diferenciava das outras grandes correntes teóricas vigentes na época, como o Behaviorismo e a Gestalt. O eminente pesquisador alemão estava determinado em pôr em prática um programa de pesquisadesignado a estabelecer a Psicologia como uma ciência natural. Os primeiros fundamentos dados à Psicologia, enquanto disciplina científica distinta da Filosofia, visavam uma “ciência da vida mental”, ao invés de uma “ciência do comportamento”. Embora Wundt refira-se a sua posição teórica como Voluntarismo, nos Estados Unidos, sua orientação teórica tornou-se conhecida como Estruturalismo,...
tracking img