Psicologia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Influência Social




Vivemos em sociedade, integrados em diferentes grupos sociais, e é no contexto de grupos como a família, a escola, o grupo de pares, que fazemos as nossas aprendizagens sociais. Integramos valores, normas, atitudes, comportamentos considerados desejáveis na sociedade a que pertencemos passando pelo processo de socialização. As pessoas que vivem em sociedadeinfluenciam-se umas às outras, mesmo que não tenham consciência disso.
A interacção grupal designa-se pela influência mútua que os membros de um grupo exercem sobre si. A influência é uma dimensão da interacção grupal, estando ligado á própria definição de grupo.
A influência social é o processo pelo qual as pessoas modificam, afectam os pensamentos, os sentimentos, as emoções e os comportamentos de outraspessoas, decorrendo da própria interacção social, não tendo de ser intencional ou deliberado.
Processos de influência entre indivíduos
A influência social apresenta-se em três grandes processos: normalização, conformismo e obediência.


Normalização
As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações que implicam o seucumprimentos. As normas são uma expressão de influência social. A sua interiorização progressiva, durante o processo de socialização, torna-as tão naturais que não nos apercebemos da forma como influenciam os nossos pensamentos e comportamentos.
As normas orientam o comportamento, definindo o que é ou não desejável, o que é conveniente num dado grupo social, apresentando modelos de conduta.
Váriasacções realizadas por nossa parte como lavar os dentes, usar talheres para comer, esperar na fila, cumprimentar os teus colegas quando chegas á escola não requerem reflexão, pois são acções que realizas inconscientemente.
Os comportamentos dos indivíduos são uniformizados graças ao conjunto de normas. As normas permitem prever o comportamento dos outros. As normas são facilitadoras do processo deadaptação ao meio social e dos processos de aprendizagem inerentes, estabelecendo padrões de avaliação dos comportamentos, assegurando ao grupo uma identidade. O não cumprimento das normas implica sanções difusas ou explicitas que podem ir de um olhar reprovador a um castigo.

Conformismo
O conformismo é uma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seucomportamento ou as suas atitudes por efeito da pressão do grupo. Por exemplo, acabámos de ver um filme que não gostamos. Se o grupo de amigos que nos acompanha manifestar entusiasmo, sentimo-nos pressionados a concordar ou ficamos em silêncio mantendo privada a nossa opinião. Dizemos, então, que nos conformamos.
Factores que influenciam e explicam o conformismo:
A unanimidade do grupo – o conformismo émaior nos grupos em que há unanimidade. Basta haver no grupo um aliado que partilhe uma opinião diferente para os efeitos do conformismo serem menores. No exemplo que demos no inicio deste tema, bastará haver um colega que emita uma opinião diferente dos outros sobre o filme para nos sentirmos mais á vontade para manifestarmos a nossa.
A natureza da resposta – o conformismo aumenta quando aresposta é dada publicamente; a resistência á aceitação da opinião da maioria é maior quando a privacidade é assegurada.
A ambiguidade da situação – a pressão do grupo aumenta quando não estamos certos do que é correcto. Nestes casos, e quando estamos num contexto que não dominamos ou não compreendemos, gera-se a duvida e a insegurança, o que facilita o comportamento conformista.
A importânciado grupo – quanto mais atractivo for o grupo para a pessoa maior é a probabilidade de ela se conformar. A necessidade de pertencer ao grupo implica, por parte do indivíduo, a adopção de comportamentos, normas e valores do grupo.
Auto-estima – as pessoas com um nível mais elevado de auto-estima são mais independentes do que as que têm uma auto-estima mais baixa. Estas, confiando menos nos seus...
tracking img