Psicologia aplicada- Equipes de trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
DELANA OLIVEIRA






Equipes de Trabalho



Guilherme Pinheiro
Leidilene Carvalho
Rita Azambuja
Rodrigo Gabi
Susana Ferreira
Seropédica/RJ
16/07/2014
SUMÁRIO

1 - INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------- 01

2 -IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS -------------------------------------------------------------- 02

3 - DIFERENÇAS ENTRE GRUPOS E EQUIPES ------------------------------------------ 03

4 - COMPORTAMENTO GRUPAL E SUAS INFLUÊNCIAS ----------------------------- 04

5 –5 HABILIDADES FUNDAMENTAIS PARA SE TRABALHAR EM EQUIPE ------- 05

6 - CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------------------- 06

7 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ---------------------------------------------------------07














INTRODUÇÃO
O presente trabalho consiste em uma pesquisa sobre a importância dos grupos e equipes de trabalho dentro das organizações. Para isso, utilizou-se a pesquisa básica, exploratória e bibliográfica. Pretende-se apresentar os conceitos teóricosrelacionados ao tema da pesquisa apresentando os grupos de trabalho com atuação variada dentro da empresa.
Um grupo se caracteriza pela centralização nos próprios objetivos, é uma união que se interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas, visando objetivos inter-relacionados.  As equipes desempenham várias funções ao mesmo tempo, ou seja, não há especificação para cada membro. O sentidode equipe é exatamente esse, os membros compensam entre si as competências e as carências, num aprendizado contínuo. Uma equipe é caracterizada pela diferença na forma de comportamento quando os mesmos se juntam e se relacionam tem três propriedades específicas que são:

Quando um grupo se transforma numa equipe, há entre os membros:

• Confiança;
• Empatia;
• Respeito à individualidade;
•Comunicação aliada à interação;
• Afetividade;
• Afinidade.

-> As ações dos indivíduos devem ser interdependentes e coordenadas;
-> Cada membro deve ter um papel específico e determinado;
-> Deve haver tarefa com o mesmo objetivo.




A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS
Os homens são seres sociais, portanto, necessitam viver em grupo. Apesar de passar despercebidos para si mesmos que já estãoinseridos nesse contexto social. O primeiro grupo a que pertencemos é a família, e aos poucos vamos estendendo a participação no ambiente em que vivemos, como a escola, grupos religiosos e na vida adulta a admissão ao grupo organizacional.
Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somosparticipantes de certo seguimentos, que muitas vezes chamamos de estereótipo. Quando isso acontece estamos nos referindo aos comportamentos próprio do grupo a que um sujeito é integrante, onde os participantes apresentam comportamentos parecidos ou semelhantes. Alguns grupos parecem tão homogêneos (com exceção das diferenças individuais) que as pessoas falam, gesticulam e riem da mesma forma, porexemplo.
Fazer parte de um grupo é importante para todo e qualquer indivíduo, mesmo para aqueles que negam isso. Toda pessoa que é integrante de um grupo tem um papel dentro dele. Um papel definido e ativo (ou ativo-passivo ou passivo). Caso tenha que encarar a situação de ser inserido em um novo grupo, como a entrada num grêmio estudantil, nova comunidade, nova escola, faculdade, entre outros, atensão e a ansiedade diante dessa realidade assusta, porque há uma angústia em se encaixar, procurar semelhantes e/ou aliados. Sair do anonimato é complexo para alguns e para outros é mais uma oportunidade, mas não deixa de ser um desafio.
Todo grupo tem regras, normas, direitos e deveres, que necessariamente não precisam ser colocadas em Atas, mas apenas implícitas. Aos poucos, se reconhece o...
tracking img