Psicologia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6802 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA AMBIENTAL
Resumo: Este estudo é um trabalho investigativo e exploratório sobre a Psicologia Ambiental, uma disciplina que tem como objetivo compreender a relação pessoa-ambiente, mas apesar de sua relevância ainda é um campo de estudos pouco disseminado no meio acadêmico no Brasil. Através de um estudo bibliográfico, será apresentado um pouco da história de seu surgimento, conceitos,objetos de estudo e possibilidades de atuação do psicólogo nesta área. Foi exposta uma síntese de alguns trabalhos já realizados em Psicologia Ambiental que analisaram a interação de crianças, adolescentes e idosos com ambiente institucional, a interação pessoa com ambiente urbano, entre outros, demonstrando a utilidade da disciplina no estudo da relação pessoa-ambiente como forma de promoção dobem-estar e busca da sustentabilidade. Sendo o ambiente, espaço produtor de desenvolvimento psicológico, emocional, pessoal, profissional e o comportamento, produto da interação do homem com o meio, a inclusão da Psicologia Ambiental no meio acadêmico se mostra bastante interessante, visto que o trabalho do psicólogo estará sendo influenciado pela estrutura física do ambiente em que seu clienteestá inserido, sendo este também afetado pelas condições do espaço objetivo e vivenciado.
Palavras-chave: Psicologia Ambiental; Ambiente; Método de Trabalho.
Introdução
Desde 1750, a população mundial tem crescido de forma acelerada, tendo nos últimos cinquenta anos um aumento de 2,5 bilhões de habitantes para 6 bilhões. O represamento dos rios, o uso da água, o consumo de fertilizantes, apopulação urbana, o consumo de papel e a quantidade de veículos a motor aumentaram expressivamente sem indícios de que haverá uma inversão desse crescimento. Em paralelo, a natureza está mudando com o aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a quantidade de desastres naturais, a destruição acelerada das florestas tropicais e das regiões florestais e a extinção de uma variedade de espécies.Enfim, essas mudanças nas condições ambientais indicam que as atividades humanas podem promover mudanças bruscas no sistema planetário, com consequências ainda vagas (BERTÉ, 2009).
Diante da crise ambiental que hoje se tem notícia, vários setores sociais estão se mobilizando, possibilitando uma maior conscientização ambiental e fazendo com que as pessoas se preocupem mais com a preservação do meioambiente. Lima (1998, p. 139-154) afirma que:
Entre as décadas de 70 e 80, tornou-se frequente a criação de secretarias, ministérios, agências especializadas, organismos plurinacionais e partidos políticos envolvidos com a questão ambiental. O setor privado tem se preocupado em introduzir em seus produtos e estratégias mercadológicas o "apelo verde", mesmo que de maneira enganadora e superficial,porque já detectou na opinião pública e consumidora o interesse por esta nova tendência. A preocupação ecológica se faz presente também na sociedade civil e setores religiosos, cresce o número de publicações ou de seções ecológicas em jornais, revistas e demais meios. As Universidades, apesar da dificuldade em superar suas barreiras disciplinares, introduzem o debate ambiental, ampliam o leque desuas possíveis abordagens e discutem propostas transdisciplinares.
É bastante adequado considerar que a ação humana pode fazer a diferença, podendo mudar a maneira de pensar o mundo, sendo necessário assumir riscos consideráveis em tentar modificar o estado atual e em defender uma alteração significativa na maneira pela qual as coisas são feitas. Quando os indivíduos atuam, demonstram interessesdos setores da sociedade em que são participantes e até podem superar suas origens passando a representar interesses dos menos sucedidos, social, economica e politicamente. Segundo Moran (2008), uma característica da ação humana parece ser a necessidade de acumular informações por um período de tempo, criando uma preocupação em certos setores e em ação por parte de alguns indivíduos, que...
tracking img