Psicologia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicanalise
A psicanalise,caracteriza-se pelo método interpretativo,que busca o significa oculto daquilo que é manifestado por meio de ações e palavras ou pelas produções imaginárias,como os sonhos,os delírios,as associações livres,os atos falhos.Ela busca o autoconhecimento do paciente podendo,este autoconhecimento,levar a cura do paciente. O objeto de estudo da psicanálise é o inconsciente, oque quebra com a tradição da psicologia como ciência da consciência e da razão. O paciente é analisado e, como nada sabe, ou sabe muito pouco a respeito dos motivos de sua doença, o profissional tem como função lhe ensinar a compreender a composição das formações psíquicas mais complicadas, reduzindo os sintomas que provocam sofrimento.
Objeto de estudo:Inconsciente .
Métodos de estudo:Métodointerpretativo(ánalise).
Problemas:Fazer com que o paciente se conheça melhor,partindo do individual ser possivel descrever leis gerais,analise e compreensão de fenômenos sociais e individuais.

Sigmund Freud
Sigismund Schlomo Freud(1856 -1939), mais conhecido como Sigmund Freud, formou-se em medicina e especializou-se em Neurologia, tendo logo criado a Psicanálise.
Freud iniciou seus estudospela utilização da técnica da hipnose como forma de acesso aos conteúdos mentais no tratamento de pacientes com histeria. Ao observar a melhoria de pacientes de Charcot, elaborou a hipótese de que a causa da doença era psicológica, não orgânica. Essa hipótese serviu de base para seus outros conceitos, como o do inconsciente.Freud também é conhecido por suas teorias dos mecanismos de defesa,repressão psicológica e por criar a utilização clínica da psicanálise como tratamento da psicopatologia, através do diálogo entre o paciente e o psicanalista. Freud acreditava que o desejo sexual era a energia motivacional primária da vida humana, assim como suas técnicas terapêuticas. Ele abandonou o uso de hipnose em pacientes com histeria, em favor da interpretação de sonhos e da livre associação,como vias de acesso ao inconsciente.
Suas teorias e seu tratamento com seus pacientes foram controversos na Viena do século XIX, e continuam a ser muito debatidos hoje.
Primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico
Em 1900,no livro a intrepretação dos sonhos,Freud apresenta a primeira concepção sobre a estrutura e o funcionamento psíquicos.Essa teoria refere-se à existencia de trêssistemas psíquicos e eles são:
O Inconsciente:Conjunto dos conteúdos não presentes no campo atual da consciência.É constituído por conteúdos reprimidos,que não tem acesso aos sistemas pré-conscientes/conscientes,pela ação das censuras internas.Esses conteúdos podem ter sido conscientes,em algum momento,e terem sido reprimidos,isto é,”foram para o inconsciente”,ou podem ser genuinamenteinconscientes.O inconsciente é um sistema do aparelho psíquico regido por suas próprias leis de funcionamento. No inconsciente estão elementos instintivos não acessíveis à consciência. Além disso, há também material que foi excluído da consciência, censurado e reprimido. Este material não é esquecido nem perdido mas não é permitido ser lembrado. O pensamento ou a memória ainda afetam a consciência, mas apenasindiretamente.O inconsciente, por sua vez, não é apático e inerte, havendo uma vivacidade e imediatismo em seu material. Memórias muito antigas quando liberadas à consciência, podem mostrar que não perderam nada de sua força emocional.
O Pré-consciente: Estritamente falando, o Pré-Consciente é uma parte do Inconsciente, uma parte que pode tornar-se consciente com facilidade(o que não está naconsciência mas pode estar). As porções da memória que nos são facilmente acessíveis fazem parte do Pré-Consciente. Estas podem incluir lembranças de ontem, o segundo nome, as ruas onde moramos, certas datas comemorativas, nossos alimentos prediletos, o cheiro de certos perfumes e uma grande quantidade de outras experiências passadas. O Pré-Consciente é como uma vasta área de posse das lembranças...
tracking img