Psicodrama: O caso Ronaldo(Um drama vivido por uma familia num assalato)

1129 palavras 5 páginas
CEFATEF
Centro de Formação e Estudos Terapêuticos da Família

INTRODUÇÃO AO PSICODRAMA E SOCIODRAMA FAMILIAR E DE CASAL

Parte um: Introdução

As contribuições de J. L. Moreno no desenvolvimento da terapia familiar e de casais, feitas desde o início do século XX, foram de grande importância, de tal forma que suas ideias passam a ser utilizadas como fonte de inspiração.

A psicoterapia de grupo e o relacionamento interpessoal, no campo de estudos de interação grupal, do desempenho dos papeis e da estrutura social mereceu um reconhecimento maior, pelo fato de ter desenvolvido uma terapia interrelacional de psicoterapia, que resultou em formulações sistêmicas sobre a terapia familiar e de casais.

O princípio filosófico que embasa toda a obra de Moreno é que, desde o seu nascimento, o homem é um ser em relação, e tudo o que realiza está ancorado em uma relação interpessoal, onde frequentemente famílias inteiras eram atendidas, discutindo seus problemas e explorando novas possibilidades de saídas paras as situações psicológicas difíceis, situações de sofrimento de alguns membros das famílias eram representados por grupos que assumiam os papeis e já intuindo a possibilidade terapêutica da dramatização.

A dramatização buscava o alívio dos sintomas dos pacientes. A esse tipo de intervenção se deu o nome de Teatro Recíproco, sendo muito semelhante às teorias sistêmicas.

Historicamente, o psicodrama representa o ponto culminante para o tratamento do indivíduo em grupos, passando a ser chamado mais tarde de Teatro Terapêutico, considerado um dos berços do psicodrama. Nessa análise, o conflito em si e a importância das famílias, de cada cônjuge e sua importância no desenvolvimento de interesses comuns.

O homem Moreniano é um ser social, e toda a sua teoria parte da ideia do homem e a inter-relação entre pessoas constitui o eixo fundamental. Para investigá-la, criou a sociodinâmica que estudo o funcionamento das relações interpessoais. Depois, a

Relacionados