Psico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O que pode fazer o psicólogo organizacional?
O texto, assim como já sugere de inicio, traz algumas especificações detalhadas sobre o psicólogo no âmbito organizacional.
De início, traz umaexplicação sobre as vertentes da psicologia: clínica, sendo esta a que mais desperta interesse dos estudantes que decidem por cursar psicologia; escolar, ligado às questões educacionais; e organizacional, pelaqual o texto traz um estudo aprofundado sobre essa vertente.
É certo que o desenvolvimento dessas áreas não foi uniforme.
A psicologia clínica trazida pelo texto é dominante e a mais desejávelpelos profissionais de psicologia. Criou-se um estigma na área industrial que percebe o profissional de psicologia dentro da organização com críticas a respeito de seu papel, o texto apresentaconsiderações de que o psicólogo que procura se inserir na organização é aquele que está interessado na “melhor remuneração”, ou aqueles que “precisam sobreviver e trabalhar”, é visto como um profissional que estálá e recebe a função apenas de selecionador, aquele que seleciona pessoal e os treina, ou seja, uma visão distorcida e uma vertente pouco reconhecida.
Contudo, as instituições formadoras, a imagemsocial que a profissão gera e as expectativas do estudante ao entrar na graduação acabam por não contemplar todo o potencial de atuação do psicólogo. As funções administrativas, de pagamentos,demissões e seleção eram de início prioridade desses profissionais, contudo, essa fase passou e nos dias de hoje o profissional organizacional tem um papel mais amplo com possibilidades expansivas que giram emtorno de desenvolvimento e até mesmo pesquisa.
O artigo então, traz uma pesquisa detalhada sobre as especificações e atributos do psicólogo no âmbito organizacional nos dias atuais.
Foram pegosuma amostra de sete psicólogos em diversas subáreas dentro de organizações de diversos segmentos, sempre instituições de grande porte. São psicólogos que atuam em empresas desde o início da...
tracking img