Psico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1668 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
A aprendizagem é um processo que estabelece comportamentos através das interações com o ambiente. Das várias perspectivas teóricas que estudam o comportamento humano, dentre as quais se destaca o Behaviorismo. Esta abordagem teve como propulsor Skinner que procurou explicar como funciona o comportamento humano e de animais através da observação. Este trabalho pela análise do comportamentoanimal do condicionamento operante, como um indivíduo “opera” sobre o meio, basicamente na relação entre estímulo do ambiente onde está inserido e a resposta emitida por ele. O objetivo deste estudo é reforçar um comportamento de um sobre uma barra, CRF = continuous reinforcement (reforçamento contínuo). CRF é um esquema de reforçamento em que todas as respostas-alvo são reforçadas, ou seja, paracada comportamento de pressionar a barra há a apresentação do reforço. Após o animal ter adquirido os comportamentos desejados, foi submetido à extinção, razão fixa e razão variável.
Palavras-chave: caixa de Skinner, Sniffy, continuous reinforcement, extinção, razão fixa, razão variável.










INTRODUÇÃO

    Por conta, ainda, do processo evolutivo, têm-se hojemodernos laboratórios virtuais que com seus programas possibilitam uma análise do comportamento, evitando assim, o uso de animais vivos. Para realização desse trabalho foi utilizado o programa virtual Sniffy Pro 2.0.
    Para o estudo do comportamento são necessários alguns procedimentos que são chamados de operações experimentais, tais operações são que o experimentador faz, arranja ou programa e osprocessos são as mudanças que resultam no comportamento (Catania, 1999), como operações básicas têm-se a observação do comportamento, a apresentação de estímulos, programação de conseqüências para as respostas, a sinalização de estímulos, a sinalização de conseqüências e o estabelecimento da efetividade das conseqüências.
    O experimento baseia-se no programa virtual Sniffy Pro – o Rato Virtual– que serve de recurso didático e como ferramenta para o desenvolvimento de novos conhecimentos. Segundo os autores de Snifyf Pro (Alloway, Wilson, Graham e Krames, 2000) este aplicativo seria atraente pelo que representa em termo de tecnologia informatizada enfatizam também que Sniffy Pro proporciona o acesso dos estudantes ao estudo dos condicionamentos operante e clássico que os cursos depsicologia da aprendizagem tipicamente discutem.
    Contudo, apesar de todas as vantagens existentes nos experimentos virtuais – inclusive no aspecto ético -, os mesmos ainda deixam a desejar principalmente no quesito eliciação de respostas emocionais, o que não ocorreria no laboratório natural. A modelagem do Sniffy ocorre - e sempre ocorrerá - dentro dos limites daquilo que está programado.MATERIAL E MÉTODO
Para a realização deste trabalho foi utilizado o software Sniffy – O rato virtual. Versão 2.0, cujo programa simula as ações de um rato dentro de uma gaiola que imita a estrutura da Caixa de Skinner (caixa de condicionamento operante). O programa é acompanhado de um manual de laboratório que tem como objetivo a prática dos conceitos da Disciplina de Psicologia Geral Experimental. Oaplicativo é vantajoso por ser um recurso informatizado, apresenta grande economia de tempo, maior facilidade de operação e conformidade com aspectos éticos.
O grupo de trabalho no laboratório foi composto de cinco integrantes os quais desenvolveram a experiência de forma que fossem atribuídas diferentes tarefas a cada integrante como de controlar o rato, anotar os resultados nas fichas deregistro de Nível Operante (NO) e Reforçamento Contínuo (CRF), na qual após realizados os experimentos de observação no período de 15min, foi calculada a freqüência total de cada resposta e a taxa de resposta e posteriormente a construção de um gráfico em barras comparando as taxas dos comportamentos obtidos em NO e CRF e um gráfico de curva de freqüência acumulada com as respostas de pressão à...
tracking img