Psico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome vulgar: Jequitiranabóia.
Nome científico: Fulgora lanternaria (L., 1758)
Origem do Nome:Descende do tupi-guarani, onde iakirána = "cigarra" e mbóia = "cobra". Portanto a definição indígenacorresponde a "cobra " e Jequiranabóia, a pronúncia original indígena.
Ordem: Homoptera
Família: Fulgoridae (Fulgorídeos)
Gênero: Fulgora
Espécie: F.lanternaria ( L. , 1758).

Jequitiranabóia é umparente das cigarras, e totalmente inofencivo apesar de sua aparência, se alimenta de néctar de flores, e tem hábitos noturnos, sendo atraídos pela luminosidade das cidades.
É um inseto típico daAmazônia.
O jequitiranabóia antigamente, era visto com grande freqüência no interior das pequenas cidades, principalmente as do interior do Estado de São Paulo. Mas atualmente estas observações sãomuito difíceis de serem feitas, pois esta e muitas outras espécies acabaram se confinando em determinadas regiões. Este confinamento é prova de que o devastamento, a caça predatória (tráfico de animais) ea poluição estão a cada dia mais intensas, extinguindo a biodiversidade de nossa tão rica fauna e flora.
As características do jequitiranabóia:
A característica mais marcante é sua cabeça, que separece com a de um réptil, ou jacaré, com falsos dentes. Suas asas são amarelo-sujas, pontilhadas de pardo e preto. As asas posteriores possuem grandes ocelos, lembrando grandes olhos, como nasborboletas-coruja (Caligo ilineus). Medem ao todo de 6 a 7 cm de comprimento com o dobro de envergadura.
A sua reprodução é muito desconhecida, mas se sabe que eles pões seus ovos sobre troncos de árvores,colados com um fluido, coberto de cera. Esses insetos não tem forma de pupa, ou seja, eles não fazem um casulo para passar do seu estado larval ao adulto. Sem falar que os jovens se parecem muito comos adultos, apenas possuem asas atrofiadas. Esse inseto é conhecido como se ser visto tem que ser eliminado, sua destruição do seu meio ambiente (mata atlântica) e por ser caçado por tribos,...
tracking img