Psico Sausde Slaid

1661 palavras 7 páginas
Psicologia da Saúde
Aula 2Definição
Área de atuação da psicologia da saúde

A psicologia da Saúde







Não se restringe somente aos ambientes hospitalares
É utilizada em centros de saúde, programas preventivos, cartilhas explicativas, treinamentos comunitários responsáveis em diagnosticar ou prevenir doenças específicas, políticas de saúde, etiologia e manutenção da saúde.
De acordo com Taylor (1995) a psicologia da saúde é um campo que estuda as influências psicológicas na saúde, como, por exemplo, quais os fatores responsáveis pelo adoecimento, porque as pessoas são saudáveis ou quais as mudanças de comportamento quando se começa a adoecer.
Quais as informações são mais eficientes para estimular a adesão de pacientes em programas de utilização de medicamentos para doenças crônicas.









A psicologia da saúde colabora também em desenvolver programas mais eficazes para fazer o indivíduo entender sua patologia.
Quais os melhores programas de promoção de saúde.
Aspectos de prevenção e promoção de saúde.
Como ensinar as pessoas a lidar com o estresse provindo da doença, dentre outros pontos importantes.
É importante também em avaliar a eficácia dos programas de intervenção.
O profissional deve entender qual a técnica é mais eficaz em detrimento da outra, ou seja, através da pesquisa o profissional pode saber se uma técnica específica (relaxamento) funciona de forma mais eficaz do que somente a informação.

Compreendendo o ser-humano




O ser-humano deve ser entendido como um todo biológico, estruturado com base em sua herança e experiência individual, relacionando-se com o meio ambiente.
Essa experiência se constitui na sua dimensão psicológica e se torna fundamental para examinar as condições que o distinguem em seu funcionamento biológico. (Iñesta,1990,p.17).
A psicologia da saúde é portanto um campo vasto, que acaba por se inter-relacionar com diversas outras profissões e áreas de atuação. Áreas de atuação da Psicologia da saúde







Relacionados