fundamneta o teorica analitica

310 palavras 2 páginas
Revisão Bibliográfica

A volumetria de precipitação envolve a titulação com formação de compostos pouco-solúveis (precipitados). As reações empregadas em volumetria de titulação têm como características serem quantitativas, serem completas em um curto intervalo de tempo e ter como resultado um produto suficientemente insolúvel.
Infelizmente estas condições somente são alcançadas em poucas reações, devido à falta de um modo adequado de localizar o ponto de equivalência, por outro lado, algumas reações este ponto pode ser identificado pela simples visualização do momento em que deixar de ocorrer à precipitação.
Nas volumetrias de precipitação,os indicadores utilizados são específicos de cada titulação, dependendo da reação química que lhes serve de base. Entre os métodos volumétricos de precipitação, os mais importantes são os que empregam solução padrão de nitrato de prata (AgNO3). São usados na determinação de haletos e de alguns íons metálicos. Para determinação do ponto final podemos utilizar o método de Vollhard. O método deVolhard é um procedimento indireto para determinação de íons que precipitam com a prata. O excesso de prata é determinado por meio de titulação, com uma solução padrão de tiocianato de potássio ou de amônio usando-se íons ferro(III) como indicador. As mais importantes aplicações do método de Volhard são as que se relacionam com a determinação de cloretos, brometos e iodetos em meio ácido. A solução nítrica contendo o halogeneto é tratada com nitrato de prata em excesso e esse excesso titulado com solução de tiocianato. As vantagens do método de Vollhard é o fato da titulação ser realizada em meio acido o que assegura um maior campo de aplicação, há uma economia da solução de prata e a visualização do ponto final e mais fácil.

Referencias
Baccan, N., Química Analítica Quantitativa Elementar. 3a Ed. Edgard Blucher LTDA .
Ohlweiler, O. A., Química Analítica Quantitativa, Volume 2. 4a Ed. Livros Técnicos e Científicos

Relacionados