psicalise clinica

608 palavras 3 páginas
A visao semelhante do existencialismo e da fenomenologia faz com que essas duas filosofias de mundo trabalhem juntas em perfeira harmonia,enquanto o Existencialismo alem de uma filosofia é uma forma de pensar o homem e o mundo, a fenomenologia é uma postura metodologica que se completa com o Existencialismo.Jogado no mundo homem deve aprender a construir a sua proria essencia ja que ele mesmo nao escolhe sua existencia,
A fenomenologia cumpre entao o papel de levar o homem a sua propria consciencia, trazendo o de volta a si ,as responsabilidades inerentes ao estado de liberdade ao qual o homem se encontra condenado.é redundante falar que a fenomenologia é o metodo usado para chegar-se a ao existencialismo, como viusao de mundo e nao como teoria filosofica.ao incentivar a awareness ou o que poderimos chamar de um despertar da consciencia, a fenomenologia cria um individuo mas preparado para lhe dar com as responsabilidades da vida tornando-se cada vez mais responsavel pela sua liberdade que é centro da filosofia existencialista.Juntando esses dois pontos chegaremos a um modo especifico de estar no mundo e de lhe dar com ele.

no incosciente devem ser consideradas os seguintes mecanismos: condensaçao,deslocamento,projeçao e indentificaçao.se encontram no processo primario deslocamento: consiste na mobilizaçao e mudança de lugar de uma carga psiquica,um deslocamento da importancia de uma unidade para outra.produz-se egeralmente na histeria e na neurose obssesiva ,onde se desloca a importancia para uma coisa menor. condensaçao: todo sintoma esta pluridetreminado por diversos afetos que se expressam condensados atraves daqueles. projeçao: produz-se geralmente na paranoia em que o sujeito projeta seus impulsos agressivos sobre outro ou outros , e depois se sente perseguido e acussado pelo mesmos impulsos que ele ´projetou. indentificaçao: ou transferencia da enfase do objeto para o sujeito. caracteristicas do incosciente:
a)ausencia de cronologia
b)ausencia

Relacionados

  • 4554
    1091 palavras | 5 páginas
  • Resenha História da Sexualidade - A Vontade de Saber - Michel Foucault
    4360 palavras | 18 páginas
  • PSICOPEDAGOGIA
    26881 palavras | 108 páginas