Pscologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Curso – Pedagogia
Disciplina – Psicologia da Educação

Lenice Martins Gonçalves RA: 5726170648
Grazielle Caroline da Silva RA: 4311777996
Solange Maria Oliveira Santos RA: 5722153878
Solange da Costa Damasceno Passos RA: 3808625231
Tutor à distância: Rogério
Data: 18 de setembro 2012

 









Profº. Ma. Helenrose A.Pedroso

  Pólo São José dos Campos.
09/2012Teóricos e suas contribuições para a Educação

Sigmund Freud

Foi o criador da psicanálise, medico neurologista. Freud apresentou ao mundo o inconsciente, explorou a mente humana, trabalhou com problemas do sistema nervoso e em particular desordens neuróticas. .trabalhou com a instropecçao e interpretação dos sonhos.Suas obras: pscicologia da vida cotidiana, totem tabu, a interpretação dos sonhos, o ego e o id.
Teoria:
Sistema ou instancia psíquica.
O consciente pire cociente, inconsciente.
Nossa mente e formada de três partes distintas, mas que interagem entre si.
O id e o inconsciente, instinto, tudo aquilo que desejo.
O ego somos-nos o mediadorentre o id e o super ego. E o centro da consciência, idéias, sentimentos.
Superego, e o consciente, juiz sensor.
Esta e considerada a teoria da personalidade
Contribuiu para a fase do desenvolvimento.
Fase oral, anal, fálica, fase da lactencia genital.


Relatório:


Freud escreveu sobre muitos assuntos importantes, incluindo sexo,sonhos religião, mulheres e culturas, com grande relevância para os educadores. Suas obras: teoria da sexualidade, narcisismo...
Alem disso deixou sua marca em um grande numero de pessoas que passou a se tornar um dos maiores pensadores da psicologia como Ana Freud, Alfred Adair.
Podemos concluir através de suas obras a sua importância para a educação. Visto que para os educadores e de extremaimportância e se faz necessário conhecer a maneira de pensar de agir, de aprendizagem de compreensão do ser humano. Principalmente que a mente humana adoece quando a pessoa guarda seus sentimentos e não os coloca para fora. Refletindo assim no comportamento do adulto e da criança.

Piaget


O objetivo de Piaget era compreender como a criançade varias idades adquire conhecimento do mundo a seu redor. Sua pesquisa não visava diretamente servir de base à educação. Através de suas experiências chegou a algumas teorias explicativas, de como o conhecimento e adquiridas (epistemologia genética) assimilação e acomodação. e o desenvolvimento mental esta ligada a biologia no sentido em que herdamos (estrutura anatômica (sistema nervoso esensorial)). E sobre esta base que o homem constrói o conhecimento. Este pode ser definido como a capacidade de modificar, transformar e operar um objeto ou idéia de forma que e compreendida pelo operador através de transformação. O conhecimento pode ser construído. As crianças desenvolvem melhor interagindo uma com as outras. Em que o aluno passa ao tópico seguinte quando tiver compreendido oanterior, o bom ensino e construído em torno das capacidades operacionais dos alunos de forma que ele possa se sobressair em sua fase operacional e construir estruturas preexistentes e habilidades e assim, construir o aprendizado. As habilidades cognitivas das crianças são diferentes dos adultos t mudanças em estágios específicos. Como sensório motor pré-operatório, operatório concreto Piaget publicouenumeras livros e artigos sobre o desenvolvimento cognitivo da criança. Para Piaget a criança vê o mundo a partir da perspectiva pessoal, assimilando tudo o que vê.


• Aspectos relevantes de Piaget para a educação
✓ Aprendizagem por descoberta
✓ Prontidão para a aprendizagem
✓ Diferenças individuais


Abordagem construtiva
Tomar a sala de aula...
tracking img