Pscolgia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8657 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO, 2004, 24 (1), 94-107

A Psicologia Face aos Novos Progressos da Genética Humana1
The Psychology face to face to the recent progress of human genetics
Rossano André Dal-Farra
Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Mestre em Melhoramento Genético Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Doutorem Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Professor nas disciplinas Genética Veterinária e Melhoramento Genético Animal do curso de Medicina Veterinária desde 1996 e de Genética do Comportamento do curso de Pósgraduação em Neuropsicologia da Universidade Luterana do Brasil desde outubro de 2000.

Resumo: Os avanços da Genética contemporânea têm suscitado uma grandepolêmica a respeito da gênese do homem e das possibilidades de agir sobre a biologia humana, repercutindo intensamente sobre os mais diversos ramos do conhecimento. Considerando a importância do tema, este texto pretende apresentar de forma sucinta os principais resultados de pesquisas sobre as bases genéticas do comportamento humano, com o foco voltado para a importância do profissional de Psicologiaem questões relativas ao assunto. Palavras-Chave: Comportamento humano, genética, Psicologia. Abstract: Research on Genetics has brought great polemic about the genesis of humankind and the possibilities of acting on human biology, with several repercussions in different sources of knowledge. The objective of this text is to present in a succinct form the main results of the research aboutgenetics of human behavior, with the focus on the work of psychologists. Key Words: Human behavior, Genetics, Psychology.

Emerson Juliano Prates
Psicólogo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões em 1998. Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2002. Doutorando em Psicologia no Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal deSanta Catarina. Psicólogo Clínico desde 1999.

As pesquisas no âmbito da Genética têm tido grande destaque atualmente, principalmente quando são mencionados o diagnóstico e a possível cura de doenças, a descoberta de novos genes e a clonagem. Tais informações têm sido amplamente divulgadas na mídia e na literatura científica, evocando a necessidade de realizar discussões aprofundadas por parte dosprofissionais de Psicologia. Estudos recentes nessa área têm demonstrado que, embora haja a participação de genes em

características importantes, a influência dos fatores ditos ambientais, incluindo a educação recebida desde tenra idade e o ambiente cultural envolvido, são muito importantes na estruturação do comportamento humano. Nesse cenário, cabe a(ao) psicólogo(a) um papel importante naarticulação das implicações da Genética na área da saúde, especialmente pela possibilidade de identificar a presença de genes que aumentam a predisposição a doenças como o câncer e o Alzheimer, entre outras.

94

Jupiterimages

A Psicologia Face aos Novos Progressos da Genética Humana

Essas possibilidades diagnósticas trazem novas demandas aos/às profissionais de Psicologia, permitindo quedesempenhem um papel decisivo nos processos terapêuticos, como tem sido demonstrado por resultados de pesquisas relatadas neste texto. Face a isso, o objetivo deste artigo consiste em discutir as contribuições da Genética para o estudo das bases biológicas do comportamento visando ao melhor entendimento de temas relevantes estudados pela Psicologia, assim como possíveis implicações das técnicasdiagnósticas na atuação dos/das profissionais da área.

nascimento, indicam que estas apresentam peculiaridades no temperamento desde os primeiros momentos de vida pós-natal (Bee, 1997). No entanto, não podemos esquecer que o ser humano, nascendo totalmente dependente de cuidados, passa a receber influência direta dos pais, demais familiares e educadores desde a concepção, o que repercute...
tracking img