Pruribiz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1903 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo

23
Desenho Organizacional

© 2006 by Pearson Education

Podemos definir desenho organizacional como a configuração global dos cargos e inter-relações entre as funções dentro de uma organização. Mais especificamente, vamos imaginar o desenho de uma organização como um quebra-cabeça; ele consiste de uma série de peças que podem ser montadas de certas maneiras.

© 2006 by PearsonEducation

Para algumas pessoas, o desenho organizacional é mais bem representado por meio de um organograma. Vamos examinar agora o próprio gráfico utilizando o organograma mais simplificado de uma pequena companhia manufatureira (figura a seguir).

© 2006 by Pearson Education

Figura 23.1

O gráfico organizacional.

© 2006 by Pearson Education

O organograma pode ser imaginadocomo um retrato ou mapa da organização. Esses gráficos são especialmente úteis a pessoas de fora da organização e recém-chegados a ela. Eles indicam a pessoas de fora quem contatar na empresa para realizar certas coisas. Eles ajudam recémchegados a entender melhor seu lugar no esquema global e clarificam as relações de quem se reporta a quem no esquema de funcionamento da organização.

© 2006 byPearson Education

Weber cunhou o termo burocracia para descrever aquilo que ele via como o tipo ideal de desenho organizacional. Sua meta era identificar e prescrever um conjunto de diretrizes que, se seguidas, resultariam em organizações eficientes e eficazes.

© 2006 by Pearson Education

A base de suas diretrizes burocráticas era a criação de um sistema de autoridade formal e legítimo.Esse sistema, argumentava ele, serviria para guiar atividades organizacionais racionais e eficientes. Veja as diretrizes organizacionais estabelecidas por Weber na tabela a seguir.

© 2006 by Pearson Education

Tabela 23.1

© 2006 by Pearson Education

Com o passar dos anos, no entanto, o termo burocracia passou a conotar tomada de decisões rotineiras e lentas caracterizadas pordesagrado. A abordagem burocrática ao desenho organizacional pode ser apropriada quando o ambiente da organização é estável e simples.

© 2006 by Pearson Education

À medida que a escola de pensamento das relações humanas emergiu, novas perspectivas sobre desenho organizacional também surgiram naturalmente. Uma das visões mais populares passou a ser conhecida como abordagem do Sistema 4.

© 2006 byPearson Education

Essa visão sustenta que o modelo burocrático tem numerosos inconvenientes e deficiências e defende uma maneira inteiramente diferente de se desenhar organizações. Veja suas premissas básicas na tabela a seguir.

© 2006 by Pearson Education

Tabela 23.2

© 2006 by Pearson Education

Os proponentes do desenho do Sistema 4 argumentam que o desenho organizacional podeser descrito como um continuum. Em uma extremidade do continuum há um desenho hierárquico, de natureza amplamente burocrática, denominado Sistema 1.

© 2006 by Pearson Education

Na outra extremidade está o Sistema 4, um desenho que tem mais abertura, flexibilidade, comunicação e participação. Entre eles há outros desenhos organizacionais: Sistema 2, que exibe características relativamentesimilares ao Sistema 1, e Sistema 3, que exibe características relativamente similares ao Sistema 4.

© 2006 by Pearson Education

A abordagem contingencial à administração sugere que nenhum método administrativo único será bem-sucedido. Assim, nenhum desenho organizacional único é necessariamente o melhor. Três importantes elementos situacionais afetam o desenho apropriado de uma organização:o tamanho e o ciclo de vida, a tecnologia e o ambiente.

© 2006 by Pearson Education

O tamanho de uma organização pode ser avaliado de uma série de maneiras – pelo número de funcionários, por seus ativos, pelo total de vendas e assim por diante. Na maioria dos casos, no entanto, essas características estão estreitamente relacionadas.

© 2006 by Pearson Education

Os efeitos do tamanho...
tracking img