Reciclagem dos materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. Introdução 2
1. Reciclagem de Materiais 3
1.1. Conceito 3
1.2. Símbolo Internacional da Reciclagem 3
1.3. Surgimento 3
1.4. Porque Reciclar 4
1.5. Vantagens da Reciclagem 4
1.5.1. Vantagens Ambientais 4
1.5.2. Vantagens Económicas 5
1.5.3. Vantagens Sociais 5
1.5.4. Vantagens Políticas 5
1.6. Desvantagens 5
1.7. Benefícios da reciclagem na construção civil 5
1.8. Exemplode um material reciclável 6
2. Conclusão 7
3. Bibliografia 8




Introdução

O presente trabalho investigativo da cadeira Ecologia da Construção, tem como tema – Reciclagem de Materiais, onde aborda uma breve definição do mesmo, o porque de começar a reciclar, as vantagens e desvantagens.
Este é um trabalho de pesquisa que tem como objectivo fazer com que as pessoas possam alcançaro máximo de conhecimento sobre a mesma para despertar sobre as consequentes necessidades de reciclagem e reutilização dos materiais.
A construção civil afecta o meio ambiente através da retirada de materiais da natureza que não são retornáveis, como: areia, cal, ferro, alumínio, madeira, água potável e também o entulho, que é o resultado das sobras, dos desperdícios e dos rejeitos de materiais deconstrução em uma obra, que pode ser de demolição, pavimentação ou construção de casa, muro ou de um prédio. Com isto, novas tecnologias da construção estão sendo criadas, entre elas: a reciclagem dos entulhos.
Deve-se possuir conhecimentos desta matéria, não só pela ligação que tem com o curso, engenharia civil, pelo uso de materiais, minimização, reaproveitamento de materiais beneficiados comomatéria-prima, preservação e diminuição dos recursos naturais, mas principalmente por se tratar de poupar o meio ambiente, proporcionando o bem-estar e melhor futuro para todos.

“O lixo, quando descartado de forma correta, se transforma em matéria-prima. “




Reciclagem de Materiais


1 Conceito

A reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar ouconverter o lixo descartado (coisas inúteis) em um novo produto semelhante ao inicial ou outro e reutiliza-los como um ciclo contínuo.

[pic]

Fig. 1. A reciclagem é um ciclo contínuo.

Os materiais recicláveis são geralmente o lixo inorgânico, mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico.
A expressão vem do inglês recycle (re = repetir + cycle = ciclo).

2 Símbolo Internacional daReciclagem

O símbolo indica três flechas, uma apontando para a outra, elas fazem um ciclo contínuo, que é o que a reciclagem pretende, estabelecer um ciclo de reciclagem.
[pic]
Fig. 2. O símbolo internacional da reciclagem.

3 Surgimento

O vocábulo surgiu na década de 1970, quando as preocupações ambientais passaram a ser tratadas com maior rigor, especialmente quando foi constatado queas fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estavam se esgotando rapidamente, foi quando a palavra reciclagem ganhou destaque e importância estratégica.
Tornou-se uma acção importante na vida moderna também, porque houve um aumento do consumismo e uma diminuição do tempo médio de vida da maior parte dos acessórios que se tornaram indispensáveis no dia-a-dia e trouxeram um graveproblema: o destino a dar quando perdem utilidade por falta de espaço para a disposição de resíduos e de outros dejectos na natureza. No início os resíduos resultantes da actividade humana tinham como destino as lixeiras ou então aterros sanitários, contudo com o aumento exponencial da quantidade de resíduos e da evolução tecnológica, aliados ao interesse económico de busca de mais matérias-primasde baixo custo, o vulgarmente designado lixo começa a perder o carácter pejorativo do nome e começa a ser considerado como um resíduo, passível de ser reaproveitado. Apenas uma ínfima parte dos resíduos urbanos não são passiveis de reaproveitamento, sendo direccionados para unidades de eliminação dos mesmos, normalmente os aterros sanitários.
A maior parte dos mesmos podem ser destinados ao...
tracking img