Prtica4soluestampo

644 palavras 3 páginas
DISCIPLINA : BIOQUÍMICA BÁSICA E PROCESSOS METABÓLICOS
Prática 3 - Soluções tampão
Introdução
Tampões são sistemas aquosos que resistem às variações de pH quando quantidades relativamente pequenas de ácido (H+) ou base (OH-) são adicionadas à solução.
Os tampões são misturas de ácidos fracos (doadores de H+) e suas bases conjugadas (aceptoras de H+) e são capazes de captar ou liberar H+ conforme o meio se torne ácido ou básico.
Os tampões exercem sua capacidade tamponante máxima no valor de pH (equivalente ao pKa) onde a concentração do componente ácido de iguala ao da sua base conjugada. Assim o pH do meio sofrerá uma alteração mínima quando forem adicionados uma pequena quantidade de ácido ou base ao meio.
Exemplo: na mistura tampão constituída pelo par ácido base conjugado ácido acético/acetato estarão presentes na mesma proporção, em pH 4,76 (pKa do ácido acético). CH3COOH ↔ CH3COO- + H+

Se a este tampão for adicionado um pequeno volume de HCl:
O ácido clorídrico se dissociará em H+ + Cl-. No entanto, os íons H+ liberados serão captados pelo acetato (CH3COO-) para formar ácido acético (CH3COOH) e não permanecerão livres a ponto de provocar queda acentuada de pH. Portanto, devido a neutralização dos íons H+ o pH da solução não sofrerá grande alteração.
Se a este mesmo tampão for adicionado um pequeno volume de NaOH:
A base se dissociará em Na+ + OH-. Na presença de OH- haverá dissociação do componente ácido do sistema tampão e os íons liberados pelo ácido acético irão neutralizar as OH-. Como estas não ficarão livres em elevada concentração, o pH da solução não sofrerá, consequentemente, grandes alterações.
Objetivos
Compreender e definir sistema tampão, explicar como funciona e observar seu efeito.

Material
Tubos de ensaio e suporte
Pipetas graduadas
Pipeta de Pasteur
Béquer de 100mL.

1- Indicador Universal- é uma mistura adequada de indicadores que apresenta variação de cor em toda escala de pH. É usado na determinação aproximada do

Relacionados