Prpjeto integrador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA



PROJETO INTEGRADOR








SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012A MÚSICA E EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho realizado para a disciplina projeto integrador e avaliação institucional, do 3° Semestre do curso de Pedagogia, Ministrado pela Professora Kátia Souto



SÃO BERNARDO DO CAMPO
2012SUMÁRIO



Introdução .......................................................................................... 01
1. A Importância da Música no Ensino Aprendizagem .......................... 03
2. O Ensino da Música na Escola ............................................................ 05
3. Uma Metodologia de Trabalho com aMúsica na Educação Infantil .....08
Conclusão ................................................................................................. 12
Bibliografia .................................................................................................14

Introdução

A Música se tornou conteúdo obrigatório na educação Básica pela lei n° 11765. Está lei foi sancionada peloex-presidente Lula em 18 de agosto de 2008, por enquanto as redes de escolas públicas e privadas têm até o ano de 2012 para assim, se adaptar as exigências da grade curricular e a forma que será aplicada. É difícil incluir um conteúdo programático obrigatório as aulas de música quando a LDB (Lei de diretrizes e bases) n° 9394 apóia a flexibilidade.
Outro aspecto nada esclarecedor sobre nossalegislação diz respeito a obrigatoriedade da graduação em música para ministrar essas aulas, pois o artigo das lei que privilegia a formação especifica desse profissional foi vetada pelo ministro da educação com a alegação de que no Brasil existem muitos profissionais atuando nesta área sem uma formação especifica.
O que nos leva a seguinte questão como a música será incorporada no currículo daeducação básica?
Hoje a música pode ser vista não só como entretenimento, mas como parte do desenvolvimento intelectual, afetivo e emocional, pois contribui para o desenvolvimento da personalidade e amadurecimento do caráter todos os sentimentos podem ser desenvolvidos através da música porque ela provoca estímulos, desinibe, traz alegria, propicia a socialização, e é responsável por mudançascausadoras de atitudes no comportamento.

É essencial distinguirmos entre a música cujo único propósito é o de produzir um efeito uniforme e deliberado, estimulado uma assembléia popular para uma ação coletiva de tipo predeterminada, e a música cujo significado é em si mesma, a expressão de sentimentos, idéias, sensações experiências, a qual, longe de diluir as pessoas em uma massa homogênea cujasrelações são idênticas, enseja o livre desenvolvimento individual, o desenvolvimento de associação subjetiva (FISCHER, 2002, p. 215).

Nossa pesquisa tem como objetivo mostrar que a música contribui para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser. Integrando a música na escola além de criar um ambiente de recreação abre caminho para o trabalho interdisciplinar, contribui para odesenvolvimento e aprendizado do aluno.

O objetivo do ensino da música na educação não é formar músicos e sim contribuições para a formação integral do individuo, reverenciando os valores culturais, promover a socialização e a expressividade, introduz o sentido de parceria e a cooperação, auxiliar o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimento (Lima, Sonia Regina albano – Diretora...
tracking img