Proxemia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROXÊMICA







CURITIBA
2012

1) Proxêmica é um termo que representa o conjunto de observações e teorias referentes ao uso que o homem faz do espaço enquanto produto cultural específico.Ela é extremamente importante para o assistente social pois ao realizar-se qualquer tipo de abordagem se deve tomar muito cuidado para que esta abordagem não ser agressiva ou invasiva
2) - Fatoresde postura e sexo: As mulheres, entre elas, tendem a se relacionar de maneira mais pessoal mesmo em um ambiente de trabalho, já mulheres com homens se relacionam de maneira mais profissional, istoé, mantendo maior distância. E com relação ao que trata da postura na medida em que se torna mais informal, a proximidade aumenta.
- Eixo sociófugo e sociópeto em relações hierárquicas de trabalho,geralmente o superior tende a assumir uma postura sociópeta em relação ao subordinado que geralmente adota uma postura sociófuga.
- Fatores cinestésicos: Geralmente em ambientes de trabalho, aspessoas, por estarem em um ambiente formal, tendem a tocar em outras apenas o necessário para assim manter a impessoalidade e focar no fator profissional.
- Comportamento de contato: assim como ojá citado acima, por se tratar de um ambiente formal, dependendo do tipo de contato que se tem, ex: agarrar, segurar pode se ter conotação agressiva que gera problemas posteriores.
- Código visual:negociadores, por exemplo, costumam olhar diretamente nos olhos dos clientes para assim transmitir, confiabilidade, segurança etc.
- Código térmico: o código térmico normalmente não é muitopercebido nos ambientes profissionais por exigir maior intimidade entre os interlocutores.
- Código olfativo: através dos códigos olfativos acabamos por relacionar um determinado odor a determinada pessoa.- códigos de tom de voz: o tom de voz pode variar conforme a situação, por exemplo, para uma bronca o tom é um e para um elogio é outro.
3) o espaço pessoal relaciona-se com o nosso corpo...
tracking img