Provetline

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1570 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE UBERABA


PROVETLINE – PROTUÁRIO MÉDICO VETERINÁRIO ONLINE

UBERABA-MG
2012


PROVETLINE – PROTUÁRIO MÉDICO VETERINÁRIO ONLINE

Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Sistemas de Informação da Universidade de Uberaba como requisito para finalização do componente curricular Projeto Integrado I, sob a orientação da professora Valeska Guimarães Rezende da Cunha.UBERABA-MG
2012
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. PROBLEMA

3. HIPÓTESE

4. OBJETIVOS

5. JUSTIFICATIVA

6. MOTODOLOGIA

7. CRONOGRAMA

8. REFERÊNCIAS

1.INTRODUÇÃO
Denominado como prontuário medico, ou prontuário do paciente ou registro medico, se trata do documento onde se anota dados do paciente que se torna registro de saúde e de doença e de doença dospacientes. Para manter o prontuário atualizado é realizado uma rotina diário dos profissionais da área de saúde. O primeiro prontuário foi preenchido por um egípcio chamado Imhotep , no século XXVII antes de Cristo, que após vários estudos temos que Imhotep seria o primeiro médico. Nomes de pacientes e registro de doenças e tratamento foram descobertos nos pilares dos Templos de Esculápio. Esteprimeiro prontuário esta na Academia de Medicina de Nova York.
33158555 88171977
Hipócrates criou métodos de registro e os utilizou no histórico do paciente de vários pacientes para comparar doenças e doentes, tal foi chamado de registro médico orientado ao tempo, (time-oriented medical record), por Claudio Giulliano da Costa. Em 1137 no hospital São Bartolomeu de Londres, tinham registros de vintee oito doenças e suas respectivas histórias. No século XIX o medico William Mayo deu inicio a um prontuário individua de cada paciente, chamado de patient-centered medical records. Flexner em 1910 relatou a importância do registro médico e estimulou seus companheiros de profissão a manter o prontuário individual de cada paciente.

O primeiro prontuário no Brasil foi em 1944, a professora Lourdesde Freitas Carvalho, recém chegada dos EUA trouxe para nosso pais, lá ela estudou o Sistema de Arquivo e Classificação de Observações Médicas. Tal sistema adotado pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), o que contribuiu para sua consolidação nacional.
Para Van Ginneken e Moorman em 1997, um prontuário tem finalidades de, apoio ao ensino ao para os profissionais de saúde,gerenciamento e serviços como, faturamento, autorização de procedimento, administração, custos, gastos, entre outros. Possui também a função de suporte a assistência ao paciente (como fonte para avaliação e tomada de decisão e como fonte de informação a ser compartilhada entre os profissionais de saúde), suporte a pesquisa seja ela pesquisa clinica ou estudos epidemiológicos ou avaliação de qualidade eo prontuário é um documento legal dos atos médicos.
O prontuário pode ser definido e entendido como um documento padronizado, ordenado e conciso, destinados ao registro de todas as informações referentes aos cuidados médicos e paramédicos prestados ao paciente, também visto como conjunto de informações coletadas pelos médicos e outros profissionais da área que tomaram conta do paciente, é umregistro de saúde do individuo que se refere a todas as informações do no aspecto da saúde onde possui dados do inicio ao fim do de sua vida.

2. PROBLEMA
Após algumas leituras e fatos relatados, nota-se que o prontuário feito no papel é restrito, não é padronizado, é de material frágil, e na maioria das vezes faltam informações importantes. Em alguns casos pode ocorrer ilegibilidade nasprescrições, por exemplo, gerando má interpretação que influencia a troca de medicamento podendo levar o animal a óbito ou deixa-lo com fortes sequelas. Em casos de pesquisas especifica em algumas doenças, deparamos com prontuários que foram eliminados por motivo de dados incompletos ou não confiáveis.

Esses fatos evidenciam o grande valor do prontuário médico e o quanto ele é desconhecido ou...
tracking img