Provas de atletismo existentes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

1. Provas de Atletismo Existentes


O atletismo é um conjunto de atividades esportivas, tais como arremessos, corrida e saltos. Relata-se que o atletismo teve a sua origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. A grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Normalmente nestes estádios, são existentes demarcações específicas paracada tipo especifico de prova, outros tipos de competições como, a maratona, por exemplo, são realizadas em vias públicas.


2. Principais Modalidades do Atletismo


2.1 Corridas de pista 
A corrida de pista é a competição mais tradicional do atletismo, e a mesma envolve várias provas.
* Maratona (disputada em vias públicas): normalmente o percurso é de cerca deaproximadamente 42,19 km.
* Corrida de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): normalmente o percurso é de cerca de aproximadamente 800 metros e 1.500 metros.
* Corrida disputada em pista oval (cada atleta faz o percurso em uma faixa): normalmente o percurso é de cerca de aproximadamente 100, 200 e 400 metros rasos.
* Corrida de Fundo (dentro da pista): normalmente o percurso é decerca de aproximadamente 5.000 metros e 10.000 metros.


2.2 Revezamento
Normalmente, as provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas em cada grupo. Cada atleta corre cerca de aproximadamente um quarto da pista e em seguida passa um bastão para outro atleta de sua equipe que dará continuação a corrida.
2.3 Corridas com obstáculos
Ascorridas com obstáculos são realizadas dentro de estádios, este tipo de corrida é dividido em quatro modalidades, sendo:
* - 100 metros (feminino)
* - 110 metros (masculino)
* - 400 metros (masculino e feminino)
* - 3.000 metros (feminino e masculino)


2.4 Lançamentos e Arremessos
São existentes quatro modalidades neste tipo de categoria, sendo: lançamento de dardo,lançamento de marte, lançamento de disco e arremesso de peso. Em todas essas categorias vence o atleta que conseguir arremessar o objeto em questão a uma distância maior.



3. Principais provas que fazem parte de um programa atlético




Por conta da importância de se praticar uma atividade física que vem sendo ressaltada por diversos veículos de comunicação de todo o país, muitosbrasileiros estão começando a buscar um esporte que consiga dar prazer e ainda manter a saúde em dia. Para te ajudar a se informar mais sobre os mais diversos exercícios físicos existentes, nós separamos algumas informações sobre as modalidades do atletismo para ver se você se identifique com alguma.


4. Modalidades do atletismo


Segundo as informações divulgadas em diversos veículos decomunicação, o atletismo, que é considerado um esporte-base já que a sua prática corresponde a movimentos naturais do ser humano, pode ser dividido em três categorias: corrida, salto e lançamento. Para te ajudar a conhecer mais sobre esse assunto, nós separamos as informações sobre as principais modalidades desse esporte, que conta com mais de 20 modalidades.


5. Principais modalidadesProvas de 5 e 10 mil metros: conhecidas como corridas de fundo, essa modalidade tem as provas mais longas disputadas nos Jogos  Olímpicos. Geralmente, os competidores que participam dessas provas tem um treino focado na resistência.
Prova dos 100 metros: considerada uma das provas mais nobres das Olimpíadas, a prova dos 100 metros é uma das modalidades mais importantes do atletismo.Nos últimos anos, os competidores chegam a completar a prova de 100m em menos de 10 segundos.
Prova dos 400 metros com barreiras: esta modalidade é uma prova de velocidade em que tanto os homens quanto as mulheres tem que saltar uma série de barreiras para chegar até o local da chegada.
Arremesso de dardo: nessa modalidade do atletismo, o competidor dessa prova terá que fazer um...
tracking img