Prova e gabarito filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

21. Marque a alternativa INCORRETA.
A) A filosofia nasceu não na Grécia propriamente dita, mas, nas colônias gregas do Oriente e do Ocidente, a saber, na Jônia e na Magna Grécia.
B) O problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente, como objeto de pesquisa sistemática diferente, do impreciso complexo de problemas que já ocupava a mente dos gregos aindaantes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria.
C) Pode-se afirmar que a maioria dos primeiros filósofos pensava que os princípios de todas as coisas se encontravam na espécie e na substância material, pois aquilo de que se formam todos os seres e de que primeiramente são gerados e em que finalmente se dissolvem, permanecendo a substância no mudar de modalidade, diz-se que esteé o elemento e princípio dos seres.
D) Sobre a expressão "milagre grego", significa não só que, de modo absolutamente original e espontâneo, os gregos criaram a filosofia e a ciência gregas, mas, sobretudo, criaram para o Oriente a filosofia e a ciência, isto é, modos de sentir, pensar e de intervir sobre a realidade.
E) No mito, thauma é "o maravilhoso"; o efeito de assombro que ele provoca;é o sinal da presença nele do sobrenatural. Para os milésios, a estranheza de um fenômeno, em vez de impor o sentimento do divino, propõe-nos ao espírito em forma de problema.

22. Coloque V para verdadeira e F para falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Senso comum, à Ciência e à Filosofia.
( ) A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de suahistória, com o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir.
( ) A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria.
( ) O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-oem seu dia a dia.
( ) O conhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis de entendimento da realidade desconhecida e enigmática.
( ) A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor.
Assinale a alternativa queapresenta a sequência CORRETA.
A) V, V, V, V, F.
B) V, V, V, V, V.
C) F, V, F, V, V.
D) F, V, F, F, V.
E) V, V, V, F, F.

23. Assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os famosos "sofistas" do século V a. C são, muitas vezes, estrangeiros. O movimento de pensamento que eles representam mostra-se ao mesmo tempo como uma continuidade e como uma ruptura em relação ao que os precede. Sofista é omestre ou o professor de uma arte ou técnica ou ofício. A palavra sofista não tem o sentido pejorativo, que veio a adquirir muito mais tarde, em Atenas.
B) Os pensadores cristãos nunca se cansaram de comparar Sócrates e Jesus: ambos foram condenados por seus ensinamentos, ambos compareceram aos tribunais e não se defenderam, ambos nada deixaram escrito, ambos criaram uma posteridade sem limites,e tudo o quanto sabemos de ambos depende de fontes indiretas, escritas depois de estarem mortos.
C) Alguns preceitos são os fundamentos da filosofia socrática: "Conhece-te a ti mesmo" e "Sei que nada sei" são as duas expressões que ninguém no pensamento ocidental jamais duvidou que fossem de Sócrates.
D) Os sofistas, inventam a educação em ambiente artificial, o que se tornará uma dascaracterísticas de nossa civilização. Eles são os profissionais do ensino, antes de tudo, pedagogos.
E) A ironia platônica consiste em simular aprender alguma coisa de seu interlocutor, para levá-lo a descobrir que não conhece nada no domínio do que pretende ser sábio.

24. É CORRETO afirmar que, na filosofia de Platão,
A) o diálogo o Banquete imortalizou a figura de Sócrates como filósofo, isso...
tracking img