Prova usp.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 52 (12913 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUVEST 2013

1ª Fase − Conhecimentos Gerais (25/11/2012)

VV
008 008/008

PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS

25/11/2012
A prova compõe-se de 90 questões objetivas que versam sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês. A prova contém algumas questões interdisciplinares.Instruções
Só abra este caderno quando o fiscal autorizar. Verifique se sua folha de respostas pertence ao grupo V. Em cada teste, há 5 alternativas, sendo correta apenas uma. Preencha completamente o alvéolo na folha óptica de respostas, utilizando necessariamente caneta esferográfica com tinta azul ou preta. Exemplo: Não deixe questões em branco na folha óptica de respostas. Duração da prova: 5h. Ocandidato deve controlar o tempo disponível. Não haverá tempo adicional para transcrição de gabarito para a folha óptica de respostas. O candidato poderá retirar-se do local de prova a partir das 16h. No final da prova, é obrigatória a devolução deste caderno de questões e da folha óptica de respostas. Poderá ser levado somente o gabarito provisório de respostas.

Obs. Divulgação da lista deconvocados e dos locais de exame da 2ª fase: 17/12/2012.

ASSINATURA DO CANDIDATO:

PAG 01/26 V
Caderno Reserva

01 O ácido gama-hidroxibutírico é utilizado no tratamento do alcoolismo. Esse ácido pode ser obtido a partir da
gamabutirolactona, conforme a representação a seguir:

Assinale a alternativa que identifica corretamente X (de modo que a representação respeite a conservação damatéria) e o tipo de transformação que ocorre quando a gamabutirolactona é convertida no ácido gamahidroxibutírico. X a) b) c) d) CH3OH H2 H2O luz Tipo de transformação esterificação hidrogenação hidrólise isomerização

e) calor decomposição _____________________________________________________________________________________________

02 A uma determinada temperatura, as substâncias
HI, H2 e I2estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em recipientes fechados, partindo-se de uma mistura equimolar de H2 e I2 (experimento A) ou somente de HI (experimento B).

03 Quando certos metais são colocados em contato
com soluções ácidas, pode haver formação de gás hidrogênio. Abaixo, segue uma tabela elaborada por uma estudante de Química,contendo resultados de experimentos que ela realizou em diferentes condições.
Reagentes Experimento

Solução de HCl (aq) de concentração 0,2 mol / L 200 mL

Metal 1,0 g de Zn (raspas) 1,0 g de Cu (fio) 1,0 g de Zn (pó) 1,0 g de Zn (raspas) + 1,0 g de Cu (fio)

Tempo para liberar 30 mL de H2

Observações

1

30 s Não liberou H2 18 s

Liberação de H2 e calor Sem alterações Liberação de H2 ecalor Liberação de H2 e calor; massa de Cu não se alterou

2

200 mL

3

200 mL

4

200 mL

8s

Após realizar esses experimentos, a estudante fez três afirmações: I. A velocidade da reação de Zn com ácido aumenta na presença de Cu. II. O aumento na concentração inicial do ácido causa o aumento da velocidade de liberação do gás H2. III. Os resultados dos experimentos 1 e 3 mostramque, quanto maior o quociente superfície de contato/massa total de amostra de Zn, maior a velocidade de reação. Com os dados contidos na tabela, a estudante somente poderia concluir o que se afirma em a) b) c) d) e) I. II. I e II. I e III. II e III.

Pela análise dos dois gráficos, pode-se concluir que a) no experimento A, ocorre diminuição da pressão total no interior do recipiente, até que oequilíbrio seja atingido. b) no experimento B, as concentrações das substâncias (HI, H2 e I2) são iguais no instante t1. c) no experimento A, a velocidade de formação de HI aumenta com o tempo. d) no experimento B, a quantidade de matéria (em mols) de HI aumenta até que o equilíbrio seja atingido. e) no experimento A, o valor da constante de equilíbrio (K1) é maior do que 1.
v

PAG 02/26 V...
tracking img