Prova tj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

01. Psicólogo Judiciário

Língua Portuguesa e Conhecimentos

INSTRUÇÕES Você está recebendo uma Folha Definitiva de Respostas e este Caderno contendo 60 questões. Preencha com seu nome e número de inscrição os espaços indicados na capa deste caderno. Leia cuidadosamente as questões e escolha a resposta que você considera correta. Anote na tira aalternativa que julgar certa e transcreva-a para a Folha Definitiva de Respostas, com caneta de tinta azul ou preta. A duração da prova é de 4 horas. A saída do prédio será permitida após 1 hora do início da prova. Ao terminar a prova, você entregará ao fiscal a Folha Definitiva de Respostas. O candidato que terminar a prova após 2 horas do início da prova poderá levar o Caderno de Questões.

!!

!

!

!

!

!

!

AGUARDE A ORDEM PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES.

22.05.2005

w ww.pciconcursos.com.br

TJSP/Psicólogo Judiciário

2

w ww.pciconcursos.com.br

LÍNGUA PORTUGUESA Texto para as questões de números 01 a 09. Por que a justiça é representada de olhos vendados, com balança e espada nas mãos? A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que elanão faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados. A balança indica equilíbrio e ponderação na hora de pesar, lado a lado, os argumentos contra e a favor dos acusados. A espada é um sinal de força. “A arma implica que a Justiça não pede aos que estão brigando que aceitem sua decisão. Ela tem de ser imposta, mesmo porque inevitavelmente descontentará um dos dois lados em conflito”, diz oadvogado Carlos Ari Sundfeld, professor de Direito Público da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. A justiça é associada a figuras femininas desde a Antigüidade. A deusa egípcia Maat (cujo nome deu origem à palavra “magistrado”) muitas vezes era retratada com uma espada na mão. Na Grécia, o papel cabia a Têmis, que já trazia uma balança na mão direita. Em sua versão romana, batizadajustitia, a mesma deusa passa a trazer também a espada e a venda nos olhos. Para completar, a balança e a espada também são instrumentos de São Miguel, o arcanjo justiceiro, que, apesar de já fazer parte da tradição judaica, passou a ser retratado assim nos primeiros séculos do cristianismo.
(Superinteressante, janeiro de 2005)

03. Em – Para completar, a balança e a espada também são instrumentos deSão Miguel – os termos para – e – de – em destaque, estabelecem, respectivamente, relação de (A) finalidade – adição – instrumento. (B) causa – adição – meio. (C) assunto – oposição – posse. (D) finalidade – adição – posse. (E) modo – oposição – lugar. 04. Em – A venda é um símbolo de imparcialidade: significa que ela não faz distinção entre aqueles que estão sendo julgados – os dois pontos sãousados para indicar (A) citação. (B) enumeração. (C) esclarecimento. (D) diálogo. (E) dúvida. 05. Leia as frases. I. As vezes, a balança indica equilíbrio. II. O advogado está disposto à explicar o significado da justiça. III. A espada e a balança devem ser explicadas uma a uma. IV. Eles não assistiram à explicação sobre a tradição judaica. Estão corretas, quanto ao emprego ou não do acentoindicativo da crase, apenas as frases contidas em (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) II e IV. (E) III e IV. 06. Assinale a alternativa que apresenta elipse. (A) A venda é um símbolo de imparcialidade. (B) ... mesmo porque inevitavelmente descontentará um dos dois lados em conflito. (C) Na Grécia, o papel cabia a Têmis. (D) A balança indica equilíbrio e ponderação. (E) A justiça é associada afiguras femininas. 07. Assinale a alternativa em que a expressão destacada é corretamente substituída pela expressão entre parênteses. (A) A balança irá representar a Justiça. (representá-la) (B) Os instrumentos completam a tradição. (completam-a) (C) A balança indicou ponderação. (indicou-na) (D) O advogado põe a Justiça a serviço de todos. (põe-la) (E) O advogado apresentou ao réu o símbolo da...
tracking img