Prova Mensal FILOSOFIA 1BIM

307 palavras 2 páginas
PROVA MENSAL 1º BIMESTRE

ANDRESSA J. BIAGI
Colégio Drummond Tatuapé – 2 ano D

1) A palavra grega para designar regras e leis é “nómos”. Ela está na origem dos nomes de 3 possíveis atitudes dos indivíduos perante as normas sociais, são elas a anomia – ausência de lei, a heteronomia – a lei externa e a autonomia – a lei interna. As autoridades normalmente tentam reprimir que tipo de atitude?

RESPOSTA
As autoridades tentam reprimir atitudes ruins que podem prejudicar a sociedade. 2) Para a filosofia o termo “valor” refere-se ao que merece a preferência e escolha nos diversos campos da existência humana. Os valores atuam como princípios dos julgamentos, determinam a avaliação dos objetos e das ações como preferíveis uns aos outros. Os valores econômicos representam a riqueza, os valores estéticos representam a beleza. Mencione outros valores e o que eles representam?

RESPOSTA
Valores materiais representam o valor pelas coisas, valores vitais representam saúde ou a força, valores religiosos como o agrado, valores lógicos como verdadeiro; éticos ou morais: como o bom e o justo;
Norma é utilizada para designar um conjunto de normas aceitas numa cultura, com base nos valores de uma sociedade, e que indicam as condutas desejáveis para os indivíduos que a ela pertence.

3) Com base nos valores de uma sociedade, que palavra a filosofia utiliza para designar o conjunto de normas aceitas numa cultura? Explique.

RESPOSTA
Ética pode ser definida como hábito, uso, costume ou índole e caráter.
O senso comum utiliza a ética como um sinônimo paranormal ou para boa conduta de profissionais, políticos e cidadãos. Porém no sentido filosofo Ética ou Filosofia Moral designa a reflexão critica e sistemática sobre a moral humana. Ele observa a conduta, suas finalidades e motivações, as normas que dirigem as ações humanas, os valores e sua hierarquia, as diferentes compreensões do bem e suas consequências.

Relacionados