Prova filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudante:________________________________________________Data:________

Prova de Recuperação de Filosofia – 2011

1. A pergunta "o que é filosofia?" normalmente remete a outras confabulações. Sobre esse tema, analise as afirmativas abaixo e marque "V" para verdadeiro e "F" para falso.

( ) a primeira característica da atitude filosófica é negativa, isto é, um dizer não aos "pré-conceitos,"aos "pré-juizos", as fatos e às ideias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido; 
( ) uma segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos; 
( ) as faces da atitude filosófica constituem o que se pode chamar atitude crítica, aqual deve apresentar-se separável da noção de racional; 
( ) a filosofia inicia sua investigação naquele instante em que abandonamos certezas cotidianas e não dispomos de nada para substituí-las ou para preencher a lacuna deixada por elas; 
( ) a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise no pensamento, na linguagem e na ação, embora seja nesses momentos críticos que semanifesta mais claramente a desnecessidade de fundamentação das ideias, dos discursos e das práticas em função da urgência nas soluções. 

Avaliando essas declarações, marque a alternativa que contempla corretamente a sequência de cima para baixo. 
A) F,F,V,F e V;
B) V,F,F,V e F; 
C) V,V,V,V e V; 
D) V,V,F,V e F; 

2. (UEL-2003)“Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Osdeuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)
O texto acima é parte de uma narrativa mítica.Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

a) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivasacerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.

3. "A filosofia não admite tabulações e coisas incompreensíveis, mais exige que a explicação seja coerente, lógica e racional." (CHAUÍ, Marilena. Convite á filosofia)
Se para o mito a autoridade era a narrativa dos poetas em busca de uma origem para as coisas. A filosofia tem como principal autoridade:

a) A fábula
b) O sensocomum
c) O questionamento mítico
d) A razão ilógica
e) A razão

4. Leia o enunciado apresentado a seguir e identifique a afirmação correta.
Os filósofos pré-socráticos quiseram compreender as lições da Natureza. Todo o espetáculo dramatizado diariamente pela Natureza era fantástico o suficiente para suscitar indagações. Por exemplo: como eram possíveis seres marinhos, como a terra produziarochas e árvores e grãos? Como uma substância podia se transformar em algo completamente diferente? Todos os fenômenos naturais eram misteriosos. Além disto, havia poucas palavras no vocabulário dos idiomas falados para designar fenômenos observáveis. 

I. Os primeiros filósofos tinham uma coisa em comum: eles acreditavam que uma determinada substância básica estava por trás de todas astransformações.
II. Ao observar a natureza, os filósofos pré-socráticos buscavam respostas na tentativa de identificar leis naturais que fossem eternas.
III. Filósofos pré-socráticos como Tales, Anaximandro, Anaxímenes, Pitágoras e Heráclito deram início ao pensamento científico, partindo da indagação, seguindo-se a investigação, depois a experimentação e, por fim, o registro do fenômeno observado.
IV....
tracking img