O mundo codificado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UnB - Universidade de Brasília
Ida – Departamento de Artes Visuais
Brasília-DF, 04 de setembro de 2009
Disciplina: Arte Eletrônica 2
Profº: Cristus
Estudante: Aline Ogliari – 06/78198Resenha: Vilém Flusser – O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação.

A Fábrica


A fábrica é uma criação comum e característica da espécie humana. Pode-se reconhecer oshomens por suas fábricas.
Se considerarmos a história da humanidade como uma história da fabricação, é possível distinguir os períodos: o das mãos, o das ferramentas, o das máquinas e o dosaparelhos eletrônicos. Sendo as ferramentas, as máquinas e os eletrônicos como imitações das mãos.
As fábricas são lugares em que os homens se tornam cada vez menos naturais e cada vez maisartificiais, tendo como visão ‘aquelas fábricas’ que explora o ser humano, somente com intuito financeiro, consumista; acredito em fábricas que trazem benefícios aos homens e a natureza, que torna o homemnatural e essencial.
Veio a 1ª Revolução Industrial: a substituição da mão pela ferramenta. Expulsou o homem da natureza. Homem constante – Ferramenta variável.
Com a 2ª Revolução Industrial:supõe a substituição da ferramenta pela máquina. Expulsou o homem de sua cultura. Homem variável - Máquina constante.
E a 3ª Revolução Industrial? Substituição de máquinas por aparelhoseletrônicos. Ainda em andamento...
A fábrica do futuro não mais será uma ambiente ‘insalubre’, mas um lugar onde as potencialidades criativas do Homo faber poderão se realizar.
Primeiramentefabricava-se em qualquer lugar, depois delimitaram espaços para a fabricação e, hoje, o funcionário está unido aos aparelhos por meio de milhares de fios, , aonde quer que vá, ou aonde quer que estejaleva consigo os aparelhos, ou é levado por eles, e tudo o que faz ou sofre pode ser interpretado como uma função de um aparelho.
É como se estivéssemos retornando à fase de fabricação...
tracking img