Prova fcc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4479 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 1a REGIÃO
Concurso Público para Provimento de Cargos de

Técnico Judiciário Especialidade Segurança e Transporte

P R O V A

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Específicos

INSTRUÇÕES
- Verifique se este caderno: N corresponde a sua opção de cargo. N contém 55 questões, numeradas de 1 a 55. Caso contrário, reclame ao fiscal da sala um outro caderno. Nãoserão aceitas reclamações posteriores. - Para cada questão existe apenas UMA resposta certa. - Você deve ler cuidadosamente cada uma das questões e escolher a resposta certa. - Essa resposta deve ser marcada na FOLHA DE RESPOSTAS que você recebeu. VOCÊ DEVE: - procurar, na FOLHA DE RESPOSTAS, o número da questão que você está respondendo. - verificar no caderno de prova qual a letra (A, B, C, D, E) daresposta que você escolheu. - marcar essa letra na FOLHA DE RESPOSTAS, fazendo um traço bem forte no quadrinho que aparece abaixo dessa letra. ATENÇÃO - Marque as respostas primeiro a lápis e depois cubra com caneta esferográfica de tinta preta. - Marque apenas uma letra para cada questão, mais de uma letra assinalada implicará anulação dessa questão. - Responda a todas as questões. - Não serápermitida qualquer espécie de consulta, nem o uso de máquina calculadora. - Você terá 3 horas para responder a todas as questões e preencher a Folha de Respostas. - Devolva este caderno de prova ao aplicador, juntamente com sua Folha de Respostas. - Proibida a divulgação ou impressão parcial ou total da presente prova. Direitos Reservados.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS Outubro/2001

03/10/01 - 10:361. CONHECIMENTOS GERAIS Português Atenção: As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto que segue. Cuidado, isso vicia Quem precisava de uma desculpa definitiva para fugir da malhação pode continuar sentadão no sofá. Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) demonstra que, a exemplo do que ocorre com drogas como o álcool e a cocaína, algumas pessoas podem tornar-sedependentes de exercícios físicos. Ao se doparem, os viciados em drogas geralmente

Considere as seguintes afirmações:

I. A comparação entre exercícios físicos e utilização
de drogas é possível porque, em ambos os casos, a dependência é causada tão-somente por fatores psicológicos.

II. A dopamina e a endorfina são neurotransmissores
que, de modo combinado, fazem com que algumas pessoas setornem dependentes de exercícios físicos.

III. Nosso organismo, estimulado pela prática de
exercícios físicos, libera a endorfina, um neurotransmissor que pode causar dependência comparável à causada pelas drogas. Em relação ao texto, está correto SOMENTE o que se afirma em (A)

I. II.

experimentam um bem-estar, porque elas estimulam, no sistema nervoso, a liberação da dopamina, umneurotransmissor responsável pela sensação de prazer. A privação da substância, depois, produz sintomas que levam a pessoa a reiniciar o processo, num ciclo de dependência. Os exercícios físicos podem resultar em algo semelhante. Sua prática acarreta a liberação da endorfina, outro neurotransmissor, com (B)

(C)) III. (D) (E) 2.

I e II. II e III._________________________________________________________

Um efeito possível, provocado pela liberação da endorfina, é (A)) uma sensação de intensa euforia, logo depois de uma maratona, por exemplo. (B) um estado de abatimento e depressão, em meio a um exercício físico intenso. uma compulsão que leva os atletas a consumirem outros tipos de drogas. um estado de abatimento e depressão, logo depois de uma maratona, por exemplo. uma sensação deintensa euforia, oposta à que sente um viciado quando dopado.

propriedades analgésicas e entorpecentes. É como se os exercícios físicos estimulassem a liberação de drogas do próprio organismo. Às vezes, a ginástica funciona como uma válvula de escape para a ansiedade, e nesses casos o prazer obtido pode gerar dependência. Na década de 80, estudiosos americanos demonstraram que, após as corridas,...
tracking img